sábado, 11 de dezembro de 2010

RS - Redes de pesca reforçarão cadeia

Em uma ação inédita no Estado, redes de pesca serão usadas para evitar o arremesso de objetos no pátio do Presídio Regional de Passo Fundo, no norte do Estado. O material foi doado pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar à casa prisional, que substituirá as atuais redes deterioradas pelas novas na próxima semana.

Amedida visa a impedir, principalmente, os arremessos de drogas, armas e aparelhos eletrônicos. No fim de novembro, em operação especial, 26 celulares e 150 gramas de crack foram encontrados na casa prisional, grande parte lançada por cima dos muros.

As redes atuais estão antigas e danificadas. Instaladas no entorno da penitenciária, apresentam rasgos e até caíram em certos pontos. Segundo o Batalhão Ambiental, a doação de 1,5 mil metros de rede foi um pedido do próprio presídio.

– Separamos as redes de pano, retiramos as marolas para uso em ambiente aquático e resolvemos doar, reaproveitando o material e aumentando a segurança – explica o capitão Paulo César de Carvalho.

Ele também revela que, devido à piracema, o Batalhão Ambiental dispõe de aproximadamente 30 mil metros de redes apreendidas na região da bacia hidrográfica de Passo Fundo para doação, caso haja interesse.

De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), não há nenhum registro de parceria semelhante em outros presídios gaúchos. A direção da penitenciária de Passo Fundo estima que 2,5 mil metros de rede sejam suficientes para trocar toda a estrutura atual.

– A rede nova é um obstáculo a mais para impedir que os objetos cheguem aos detentos – diz o administrador do presídio, Olmir Paludo.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: