sexta-feira, 17 de maio de 2013

Greenpeace lança portal para monitorar ocorrências na exploração do pré-sal

Em janeiro de 2013, o relatório Point of no Return (Caminho sem Volta), lançado pelo Greenpeace Internacional, apontou que o projeto brasileiro de exploração do pré-sal, óleo descoberto nas camadas profundas do oceano, é a nona iniciativa mais suja do planeta. Para deixar a população informada sobre o assunto, a mesma ONG desenvolveu o portal Lataria, cujo foco é o monitoramento das ocorrências na exploração da substância e o estado atual das plataformas.

A organização mapeou 102 plataformas da região do pré-sal, divididas em dois grupos: as que têm mais de 30 anos de existência, e as que ainda não atingiram essa marca, e reuniu dados como estado atual, proprietário, operador e idade de cada uma, além do histórico de acidentes. É possível encontrar informações sobre os poços também.

As plataformas mais antigas representam maior probabilidade de vazamentos. Dos 102 acidentes registrados no Brasil desde o ano 2000 na exploração petrolífera offshore (estrutura fixa ou flutuante, instalada em solo marinho), 62% aconteceram nas plataformas mais velhas. O objetivo da iniciativa é divulgar informações como esta e romper com a "falta de transparência da indústria do petróleo", afirma o portal.

O site, que foi lançado no dia 13 de maio pelo Greenpeace Brasil, disponibiliza ao internauta documentos para download sobre as informações das plataformas.

- Conheça o portal Lataria

Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: