sábado, 4 de maio de 2013

Niterói: requalificação urbana de Jurujuba



Foi publicado na última semana, no Diário Oficial, o edital para a licitação do projeto de requalificação urbana da área da colônia pesqueira de Jurujuba, em Niterói, Região Metrpolitana do Rio A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional (Sedrap) tem como finalidade revitalizar a atividade da pesca artesanal e os territórios a ela relacionados. Até o fim de julho, será contratada a empresa, que terá o prazo de 9 meses para a elaboração do projeto, com orçamento previsto de R$ 1,135 milhão.

As intervenções vão beneficiar 800 famílias do bairro, proporcionando à comunidade pesqueira melhorias no equipamento público urbano na infraestrutura local e nos locais de desembarque e abastecimento de pescado. Também serão contemplados equipamentos como atracadouros e guinchos, depósitos de barcos e redes, além de locais para manipulação e armazenamento do pescado.

De acordo com o o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, o projeto será elaborado a partir de reuniões e discussões com os moradores locais, para que suas necessidades sejam contempladas e atendidas.

- Niterói é hoje o principal ponto de desembarque de pescado do estado, recebendo 35% da produção do Estado do Rio. Nosso objetivo é melhorar as condições de vida dos pescadores, não só na sua atividade profissional, mas também em tudo que a envolve – disse.

Obras na Região Oceânica começam ainda este ano

Uma das primeiras iniciativas para a elaboração do projeto é a realização de um levantamento socioeconômico da comunidade local, cadastrando família por família.

A requalificação urbana de Jurujuba faz parte do Programa de Apoio às Comunidades Pesqueiras da Sedrap, que inclui também outras linhas de atuação, como promover turismo, esporte e lazer associados ao valor cultural da pesca artesanal. O programa, que também ocorre em Itaipiu, será estendido à região do Gradim, em São Gonçalo, e, posteriormente, ao município de Arraial do Cabo.

Fonte: Correio do Brasil
Foto: Jurujuba -  Maurício Düppré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: