quinta-feira, 4 de julho de 2013

Workshop : Mindfulness - Atenção Plena



Aumente o alcance e o poder da mente, a criatividade e eficiência da sua vida e organização

Treinamento de lideranças e equipes com meditação sem simbologias, aplicado ao desenvolvimento pessoal e organizacional. Benefícios com teoria e prática:

· Aumento da eficiência mental e concentração;

· Mais consciência corporal e diminuição da dor física;

· Relaxamento e redução de stress;

· Equilibrio dos aspectos emocionais e mentais, facilitando criatividade e relacionamentos proativos;

· Lideranças mais resilientes e presentes a suas equipes;

· Mais integração nos relacionamentos e na socialização em geral;

· Aumento da capacidade de lidar com desafios diversos;

Fundamentos:

Com o avanço das ciências em pesquisas e estudos sobre a mente, a neurobiologia, medicina e psicologia apresentam constatações importantes com respeito à plasticidade dependente da experiência das redes neuronais em nossos cérebros. Nossas mentes, para continuar evoluindo, necessitam de exercícios assim como nosso corpo precisa. A meditação tem sido um dos meios mais eficazes de treinamento e expansão da mente para melhorar sua performance e o bem estar geral.

O modelo integral de Ken Wilber de crescimento dos potenciais humanos orienta que, independente do tipo que somos e do nível de aprimoramento pessoal, relacional e profissional em que nos encontramos, é facultado a todos e a todas evoluir com a ampliação das habilidades da nossa mente no espaço do encontro do consciente com o inconsciente.

As repercussões no bem estar físico, emocional e psíquico são comprovadas, as frequências e ritmos do nosso corpo e seus órgãos se equilibram com os corpos sutis que estão associados a nossa existência. (Jon Kabat-Zinn)

Lideranças, técnicos e profissionais de alta performance em geral estão desenvolvendo suas experiências sob muita pressão das adversidades, objeções e dos prazos para alcance de resultados, sem dizer do excessivo impacto das interferências do mundo digital contemporâneo. Os relacionamentos mergulham em conflitos e em crises sem que saibamos exatamente as causas. Os líderes costumam ter apenas uma preparação conceitual para lidar com as variadas situações.

O modelo integral sugere que não há mudança do ambiente que possa gerar bem estar, se não for acompanhada de transformações conscientes internas e vice-versa. Necessitamos desenvolver as habilidades de ativar nossa mente presente, ao mesmo tempo que ficamos relaxados, diante dos fluxos dinâmicos da vida com paz a cada passo.

O estresse precisa ser reduzido a um nível de equilíbrio ideal para que os estímulos de evolução e mudança pessoal e organizacional continuem, ou seja, o estresse não deve causar imobilização, nos deixando comandados por sentimentos tais como o medo, a confusão e raiva. Manter o foco, gerenciar conflitos internos nas equipes, entre as organizações e atores sociais nos exigem repor as forças, acalmar a mente e reequilibrar o corpo, as emoções e o raciocínio.

Baseado em tradições de mais de 2.500 anos, a prática da Atenção Plena (Mindfulness), ensinada sem simbologias e apoiada na ciência, tem ajudado muito na recuperação do foco e no fortalecimento do bem estar geral e da saúde integral.

Usando-se de aulas curtas e de exercícios de respiração, meditação, caminhadas (slow walking) na natureza e relaxamentos, sem afiliação religiosa, tem sido possível apoiar uma reconexão imprescindível ao bem estar, a paz interior e a alegria. Não precisa ter experiência de práticas de meditação e começa funcionar rapidamente.

Conteudo:

1) Introdutório à Atenção Plena – Mindfulness e ao modelo integral da mente

2) O Corpo como lar e meio de autoconhecimento 1 – Respiração

3) O Corpo como lar e meio de autoconhecimento 2 – Respirando e caminhando com os cinco sentidos. Modelo integral e liderança.

4) Consciência do Presente 1 – Respirando com emergir de pensamentos e emoções – As vozes internas e o espaço e movimento por trás delas.

5) Consciência do Presente 2 – Mente, respirando com o sexto sentido

6) Interconexão e interdependência – Macro e Microcosmo – práticas e relaxamentos

7) Auto-liberação e concentração – Fluidez mantendo-se focado

8) Revisão dos benefícios e consolidação das práticas

Professor:

Marcos Affonso Ortiz Gomes – Consultor sênior que pratica mindfulness desde 2007 e tem formação como educador/facilitador Mindfulness.

· Criador de métodos de aprendizagem de adultos e facilitador para criação de Organizações de Centro Vazio e conversão.
Apóia ações socioambientais, de desenvolvimento humano e de sustentabilidade em organizações e projetos de diversos fins. Facilitador de diálogo e gestão de conflitos.
Doutor em sociologia pela Universidade de Münster/RFA (93).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: