quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Projeto Garoupa


Recuperar e proteger espécies marinhas em vias de extinção é um passo importante para manter o equilíbrio de ecossistemas degradados por agentes externos. A Iniciativa da Associação Ambientalista Terra Viva / ATEVI, patrocinada pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, esta desenvolvendo o Projeto Garoupa que nasce com a missão de pesquisar os hábitos, habitats e formas de reprodução, para contribuir na conservação da garoupa verdadeira, (Mycteroperca marginata).

Este projeto, com duração inicial de dois anos, concluiu a fase de apresentação formal da proposta e mapeamento das redes (comunidades tradicionais, colônias / associações de pesca, unidades de conservação, instituições de pesquisa e prefeituras locais dos 11 municípios, divulgando as ações do projeto que tiveram início em outubro de 2013.

As pesquisas dos habitats tiveram início também nos meses de novembro e dezembro de 2013. Os mergulhos autônomos foram realizados em 12 sítios distribuídos entre os estados do Rio de Janeiro (Região dos Lagos e nas Ilhas Cagarras) e no estado de São Paulo (Litoral norte), para caracterização fisica e biologica destes ambientes. 


O Projeto conta também como apoio as ações, a larvicultura da garoupa verdadeira, localizada no Município de Ilhabela / SP, em uma das bases do projeto. Os indivíduos produzidos em tanques de alevinagem, a partir de matrizes naturais das regiões contempladas pelo projeto, serão acompanhados com transmissores para auxilio a telemetria e também elastômeros visiveis como ferramenta de suporte a pesquisa de repovoamentos e habitats.

Através do auxílio de arte-educadores utilizando atividades ludicas (teatro ambiental, contação de histórias com bonecos e videos comunitarios), divulgação da mídia local, conscientização da sociedade e sobretudo, das comunidades de pescadores, ao longo de sua realização o projeto passará pelos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, nos seguintes municípios: Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios (Região dos Lagos, RJ); Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty (Litoral Sul, RJ) e Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela (Litoral norte, SP).

A grande preocupação dos pesquisadores da ATEVI, reside no fato da garoupa verdadeira estar, atualmente, listada como ameaçada de extinção devido à pesca predatória e perda de habitats naturais. A espécie é encontrada na faixa litorânea compreendida entre os estados do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, a garoupa habita ambientes rochosos e possui alta fidelidade territorial. Este peixe de habito carnívoro possui lugar de destaque dentro da cadeia alimentar de seu ecossistema sendo de grande importância para o equilíbrio trófico destes ambientes.

Indo além da ação ambiental, o projeto está atento ao caráter social que a pesca e a proteção da garoupa agrega. A educação ambiental é componente chave. Não apenas pela informação transmitida para a população em geral, mas, principalmente, pela inclusão dos moradores na realização do projeto. A idéia é que a iniciativa proposta pelo Projeto Garoupa para as comunidades envolvidas seja a continuidade da iniciativa, que de posse das informações e dos cuidados necessários, possam compartilhar a transferência e dividir a responsabilidade para garantir a sustentabilidade dos resultados obtidos a conservação em longo prazo, conferindo equilíbrio ecológico e dignidade social das regiões.

Maurício Roque da Mata.
Coordenador Geral do Projeto Garoupa

Mais informações;
www.projetogaroupa.org

contatos@projetogaroupa.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: