terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto Garoupa chegará a baía de Sepetiba



O Projeto Garoupa inicia em maio de 2014 as ações na costa verde do estado do Rio de Janeiro nos municípos de Itaguaí e Mangaratiba, seguindo posteriormente para Angra dos Reis e Paraty. A proposta é atuar com educação ambiental participativa nas redes de ensino destes locais. Estes municípios estão dentro da baia de Sepetiba, área com grande desenvolvimento industrial. "Iremos levar para os alunos da rede púbica de ensino e pessoas das comunidades destas localidades, elementos para ajudar na reflexão das ações humanas do cotidiando e sua relação, com o ambiente e seu entorno", explica o Coordenador Geral do Projeto, Mauricio Roque da Mata.
Paralelamente as ações na região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro continuam com atividades de pesquisa dos habitats, utilizando mergulho autonômo e trabalhando pontualmente nas escolas, através dos agentes multiplicadores do Garoupa.

Os benefícios deste projeto possuem caráter ambiental, porém atuando também no âmbito social inserindo comunidades que se relacionam e dependem destes ambientes costeiros. No tocante ao ambiente, este projeto contribuirá para um melhor entendimento da ecologia da espécie, elucidando técnicas para a reestruturação das populações naturais do Mycteroperca marginata, mais conhecido como garoupa verdadeira.

No âmbito social, este projeto contribuirá para a conscientização do cidadão como agente atuante e transformador, responsável pelo equilíbrio do ambiente. Dessa forma, o cidadão contribuirá para a qualidade social de populações tradicionais costeiras por meio da preservação de seu ambiente natural.

Na foto, ex. de reutilização de materiais através dos parceiros do Projeto Garoupa em planejamento das ações que se iniciarão em maio / 14, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí / RJ.

Renovar é preciso. Participem da campanha do Garoupa Ambiental, "usuários conscientes e práticas sustentáveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: