sábado, 20 de novembro de 2010

RJ - Seminário de Maricultura

Seminário de Maricultura vai movimentar Arraial do Cabo nos dias 25 e 26 de novembro
Nesta oitava edição, uma das palestras mais esperadas é a do cultivo de bijupirá.

O SEBRAE-RJ apoia negócios até debaixo d’água, disponibilizando para pescadores artesanais, catadores de mariscos e empreendedores diversas ferramentas, necessárias para a competitividade dos pequenos negócios dessa atividade. A maricultura é a atividade voltada para o cultivo de organismos aquáticos no mar, tais como peixes, ostras, mexilhões, vieiras, camarão. Apesar de ser o berço da maricultura nacional, o Estado do Rio de Janeiro apresenta uma produção incipiente ao longo dos 635 Km de costa do litoral fluminense.

Segundo levantamentos preliminares estima-se que ocorram 110 fazendas marinhas instaladas ou em processo de formalização junto aos órgãos competentes. A atividade é uma alternativa ao modelo extrativista, que tem hoje o grande gargalo da escassez de recursos pesqueiros. O cultivo permite planejar investimentos, produção e comercialização, além de preservar o meio ambiente.

O Estado do Rio de Janeiro tem grande potencial para desenvolver a maricultura como alternativa econômica nos municípios litorâneos, considerando sua extensa costa; ser o Rio de Janeiro o 2º maior mercado consumidor do país e as parcerias institucionais estabelecidas no apoio à atividade, onde destacamos o Ministério da Pesca e Aqüicultura, as Prefeituras Municipais de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, FIPERJ, INEA , UERJ, UEPA-RJ, IED-BIG e Associação de Produtores.

O SEBRAE-RJ e parceiros desenvolve projetos nas Costa Verde e Região dos Lagos, onde hoje as principais espécies cultivadas são ostras, vieiras e mexilhões que tem como Focos Estratégicos: Tecnologia (cursos técnicos, visitas técnicas, Seminários Técnicos e acompanhamento técnico aos cultivos); Organização Social (cursos e consultorias voltados para o associativismo); Empreendedorismo (cursos e consultorias voltados para o apoio à gestão da produção,dos negócios e legalização) Mercado (pesquisas de Mercado, Plano de Marketing, participação em Feiras e eventos) e Acesso a Crédito (cursos, consultorias e palestras de orientação para o acesso às linhas de crédito disponíveis para a atividade).

A realização do Seminário, que já está em sua 8ª edição, é uma das ações que o SEBRAE-RJ desenvolve para apoiar a maricultura e seus negócios. Vale dizer que esses Seminários ocorrem anualmente alternando a sua realização entre a Costa Verde e a Região dos Lagos. A edição de 2010 será na Região dos Lagos, em Arraial do Cabo, no Hotel da Marinha, na Praia dos Anjos. Na Programação, terão palestrantes renomados de todo o país, abordando temas atrativos, onde destacamos as palestras que abordarão temas relacionados ao cultivo de algumas espécies, tais como o bijupirá.

Trata-se de uma espécie de peixe que apresenta um rápido crescimento e carne de boa qualidade. Seu cultivo é um importante segmento de inovação tecnológica, fornecendo alternativas tanto para empresários como comunidades tradicionais residentes no litoral; as algas e de camarão, que também são espécies que poderão ser cultivadas no nosso litoral e que oferecem alternativas de geração de renda para os empreendedores.

Outro tema relevante trata da Mecanização no Cultivo de Moluscos: tem o objetivo de apresentar aos maricultores as tecnologias e equipamentos que já estão sendo utilizados em cultivos, facilitando o manejo e o trabalho do maricultor e tornando a atividade menos artesanal. Também serão abordados temas relacionados às Sementes para cultivo de Ostras e Vieiras, principal insumo para o cultivo dessas espécies.

Vale ressaltar também a entrega do Licenciamento Ambiental, que será feita pelo INEA, de algumas áreas de cultivo de maricultores da Costa Verde. O Licenciamento Ambiental foi, durante muito tempo, um dos principais gargalos da atividade mas, hoje, um Decreto do Governo Estadual simplificou o processo de licenciamento, possibilitando que os maricultores legalizem seus empreendimentos.

Serviço:

VIII Seminário Estadual de Maricultura
Data: 25 e 26 de novemnbro
Local: Hotel da Marinha "A Ressurgência"
Praia dos Anjos, número 350, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Clique aqui e veja a programação completa do VIII Seminário Estadual de Maricultura. A ficha de inscrição está disponível ao lado da programação. O pagamento deverá ser feito no local.

Fonte: REDETEC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: