quarta-feira, 23 de março de 2011

Japão - Radiação elevada no mar perto de Fukushima


Os efeitos do desastre nuclear em Fukushima não param. Depois dos legumes e do leite contaminado, a ameaça vem agora do Oceano Pacífico. Nas águas perto de Fukushima foram detectados valores de substâncias radioativas, como o iodo e o césio, muito superiores ao normal. No caso do iodo a concentração é 127 vezes superior ao limite permitido.

O governo japonês garante que estes níveis de radiação não ameaçam a saúde humana. Ainda assim, o ministério da Saúde pediu que as províncias a leste de Tóquio reforcem o controlo e inspecção dos produtos pescados na sua costa. Uma situação que é preocupante para os pescadores. O medo das radiações está a afastar os clientes.

Os países vizinhos do Japão também estão a levar a sério o perigo das radiações. Em Taiwan, na China e na Coreia do Sul as autoridades desdobram-se na inspecção de alimentos oriundos do Japão. Nos restaurantes há até máquinas para controlar a radioatividade.

A Organização Mundial de Saúde emitiu segunda-feira um alerta que avisa que a ameaça é mais séria do que se julgou no início, quando se pensou que se poderia limitar o problema a um perímetro de 20 ou 30 quilómetros em redor de Fukushima.


Fonte: tvi 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: