segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AM - Pescadores de Mamirauá conquistam fábrica e reajuste do quilo do pirarucu manejado


O preço do quilo do pirarucu manejado por pescadores da Colônia de Pescadores de Maraã, nas Reservas Extrativistas de Mamirauá e Anamã, teve um aumento de quase 19%.

O valor foi negociado durante o Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, realizado no município de Tefé, com o objetivo de estimular comerciantes a negociarem diretamente com pescadores de peixe manejado nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.

O presidente da Colônia de Pescadores de Maraã, Luiz Gonzaga de Matos, avaliou positivamente os resultados do encontro.

“A rodada foi excelente, pois nós passamos a vender o preço do pescado de R$4,65 para R$5,50”, disse o presidente da Colônia de Pescadores de Maraã, Luiz Gonzaga de Matos.

O aumento do preço do pescado deve-se à inauguração da Agroindústria de Maraã que o Governo do Estado do Amazonas está construindo naquele município, em parceria com uma instituição que financia projetos científicos.

A fábrica deve ser inaugurada dia 25 de agosto e seu principal objetivo é aumentar a renda dos produtores.

A proposta também inclui a divisão dos lucros entre os pescadores que venderem pirarucu manejado à fábrica.

A sistema de manejo de Maraã, gerido pela Colônia dos Pecadores Z-32, que pesca nos Lagos Preto, Tigre e Itaúba, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá deve ser vendido ao Governo do Estado, por meio da Agroindústria.

A partir de agora, os demais pescadores avaliam as propostas recebidas e decidem para quem vender o pirarucu manejado.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já emitiu algumas autorizações para a pesca, que deve ocorrer entre setembro e novembro, porém houve algumas reduções nas cotas.

Uma reunião promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas deve ocorrer na próxima terça-feira, dia 2, em Manaus, em local a ser definido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: