quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Amazonas - Manejo pesqueiro dá resultado


Abaixo vídeo veiculado ontem que mostra os resultados do manejo sustentável realizado em Mamirauá com o ordenamento da pesca do gigante dos rios.

Cenário diferente do costeiro, mas que serve de exemplo para as demais pescarias na terra (rios, lagos e várzeas) ou no mar.

Ao lado o link com maiores informações: Mamiraua


Pegar pirarucu, sem rede exige paciência e muita habilidade. O pescador rema com um braço e com o outro segura o arpão. Durante três semanas por ano, cada um pega até seis pirarucus por dia. O mais difícil é adivinhar onde o peixe vai aparecer.

O pirarucu está ameaçado de extinção. A pesca é proibida em todo estado do Amazonas e liberada apenas nas reservas de Mamirauá e Amanã. Parece uma contradição. Mas desde 1999, quando a pesca controlada teve início, aumentou e muito a quantidade de pirarucus na região.

Os ribeirinhos sentem a diferença. Só tem muito porque os 900 pescadores que vivem na reserva viraram fiscais. Durante três anos, ninguém apanhou pirarucu. Ainda hoje, eles impedem a entrada de qualquer barco de fora.

Na reserva inteira os pescadores apanharam mais de 5.200 mil pirarucus, em 2008. Para receber o lacre, que garante a procedência, o bicho tem que ter pelo menos um metro e meio. Juntos, os ribeirinhos ganharam cerca de R$ 1 milhão e aprenderam que preservar é um bom negócio.

“Agora estamos vendo a fartura, depois de muitos anos. Todo dia a gente ver fartura. É uma festa...Dos pescadores né?, o manejo assim”, dia o pescador Hélio Frasão dos Santos.

Fonte: G1, Instituto Mamirauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: