terça-feira, 3 de julho de 2012

Greenpeace trava um dos maiores pesqueiros do mundo em porto holandês


Ativistas da organização ecologica Greenpeace impediram na última quinta-feira a saída de um dos maiores navios pesqueiros do mundo (Arrasteiro) de um porto holandês em direção à Austrália, suspendendo-se do navio e colocando correntes em redor dos hélices. 
 

O FV ("Fishing Vessel") Margiris, que deveria ter partido para pescar a Sul da ilha da Tasmânia, foi bloqueado por uma equipe do Greenpeace no porto holandês de Ijmuiden.

“Os ativistas colocaram uma corrente em redor do hélice e dois especialistas em escalada amarraram-se aos cabos entre o navio e o porto, a fim de impedir o barco de partir para a Tasmânia”, disse a organização.

Este navio com 9.500 toneladas e 143 metros de comprimento é um dos maiores pesqueiros do mundo. No passado foi acusado pela Greenpeace de sobre-explorar os recursos pesqueiros na costa Oeste de África. “Onde este navio foi destruiu os estoques de peixes e o meio de subsistência dos pescadores”, disse Nathaniel Pelle, da campanha Oceanos do Greenpeace.

Mas a autoridade australiana de gestão da pesca (AFMA) recusou estes argumentos, dizendo que o FV Margiris não teve quase nenhum impacto sobre o ecossistema e será submetido a limites rigorosos de quotas de pesca. Assim, só poderá pescar 10% dos peixes disponíveis, uma percentagem inferior às normas internacionais, segundo a autoridade australiana.
 
Fonte: Público




Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: