quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cabo Frio: Prefeitura divulga suas ações em junho


por Maria Werneck

O Departamento de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio, através da Coordenadoria-Geral da Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, convida para o III Encontro de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aqüicultura, que será realizado no campus Cabo Frio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), no dia 17 de junho, quinta-feira, às 14h.

O evento será composto de palestras sobre pesca, educação e meio ambiente, e terá a presença dos representantes das entidades de pesca da região, autoridades municipais e empresas municipais.

Na ocasião, o Diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura, Félix Valentim, fará palestra às 15h, com o tema “Procura-se comprador de sardinha”. Às 14h, o Assessor para Assuntos da Lagoa de Araruama, Mureb de Azevedo de Mureb, fará palestra com a temática: “Ações da Secretaria de Meio Ambiente na Lagoa de Araruama”.

Para confirmar a presença ao evento é necessário, preferencialmente, enviar um e-mail para o seguinte endereço: bernardomarcussi@yahoo.com.br. Ou através dos telefones (22) 2629-9792, 2629-9077 e 2629-9344, com Geovana ou Izabel.

Outra ação do Departamento de Pesca é a realização no município da Plataforma Educativa Repsol, carreta adaptada para atividades voltadas aos pescadores de Cabo Frio, com capacidade para 30 lugares, que ficará em frente à Subprefeitura de Tamoios, no bairro de Santo Antônio. No dia 16 de junho, quarta-feira, às 10h, o Comandante André Silva, da Capitania dos Portos, fará palestra sobre os passos de como regularizar das embarcações junto à Marinha e ao Ministério da Pesca. Já a regularização das embarcações junto à Marinha será realizada nos dias 22, 23, 29 e 30 de junho, próximas terças e quartas-feiras.

No dia 19 de junho, sábado, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) vai realizar medição de pressão arterial e avaliação de diabetes, das 10h às 16h. No dia 21 de junho, próxima segunda-feira, Félix Valentim falará, às 14h, sobre piscicultura e no dia 24 de junho, quinta-feira, também às 14h, Mureb de Azevedo de Mureb, falará sobre meio ambiente.

No dia 22 de junho, às 13h, o Diretor do Departamento de Pesca representará o município de Cabo Frio, na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, durante a reunião para ordenamento da pesca na Lagoa de Araruama com os municípios que integram a área do Consórcio Lagos São João, que são: Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação de Búzios e Silva Jardim, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacú, Casemiro de Abreu, Rio das Ostras e Maricá. Na ocasião, o representante do Rio de Janeiro da Superintendência do Ministério da Pesca, Jaime Tavares, estará na reunião.

Além dessas ações, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) vai inaugurar uma sala na Coordenadoria-Geral da Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca no dia 2 de julho, com visita do Governador Sérgio Cabral, para estreitar os laços já existentes entre o município e o estado no que diz respeito à pesca.

Através de um concurso para 3 bolsas no valor de R$ 1.300 mensais, a FIPERJ realizou uma avaliação para coletores de pesca, a fim de produzir relatórios periódicos sobre a situação dos pontos de desembarque pesqueiro no município de Cabo Frio. A partir da inauguração dessa sala, os três alunos selecionados, do curso de Tecnologia em Produção Pesqueira da Universidade Estácio de Sá, começarão o trabalho de acordo com o Plano Nacional de Monitoramento Pesqueiro para consolidação da Estatística Pesqueira e Aquícola Nacional, medindo não apenas a pesca industrial.

O campus Cabo Frio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) fica na Estrada Cabo Frio – Búzios, Km 7, s/n°, antigo Centrinho. Os telefones do IFF são: (22) 2629-9792, 2629-9077 e 2629-9344.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Um comentário:

  1. E mais Cabo Frio na TV com o Sr. Eli (presidente da Colônia Z-4) e o Alexandre pescador reclamando da dificuldade de pescar em tempos de ressaca e da concorrência desleal com a pesca de grande escala (industrial) http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=9594

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: