quinta-feira, 10 de junho de 2010

PE - Projeto Cação de Escamas


O projeto "Cação de Escama", nome popular do bijupirá, é a primeira iniciativa a atender pescadores artesanais no Nordeste em piscicultura em gaiolas. O projeto Piloto, que beneficiará as colônias Z-1, no Pina, Z-25, em Piedade, e a Associação dos Pescadores de Barra de Jangada, A-13, receberá investimentos da ordem de R$ 2,2 milhões e contemplará cerca de 120 pescadores.

No projeto piloto, quatro gaiolas serão instaladas em alto-mar a uma profundidade de seis metros, a cerca de oito quilômetros em linha reta da costa do Recife, em frente à praia de Boa Viagem. Cada compartimento terá capacidade de 1,2 mil metros cúbicos e a estimativa de produção é 10 quilos/metro cúbico.

O projeto é coordenado pelo Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e tem como parceiros o Ministério da pesca e Aquicultura - MPA, que financia boa parte do recurso, o SEBRAE, o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA e empresas privadas. 

De acordo com o engenheiro de pesca e extensionista rural do IPA, Gilvan Paes de Lira Júnior,  o cultivo de espécies como o bijupirá tem a capacidade de elevar a oferta do pescado no mercado, reduzindo os preços e inviabilizando sua captura. 

As unidades, adquiridas no Chile, já estão em fase de montagem no Armazém 15, do Porto do Recife. “Uma das maiores vantagens do bijupirá é ser uma espécie nativa da costa nordestina de rápido crescimento, alcançando cinco quilos após um ano de cultivo”, acrescentou

Ele disse que o cultivo de peixes marinhos proporcionará uma excelente opção de renda para as comunidades pesqueiras que poderão, a partir daí, conciliar a maricultura com a pesca, melhorando desta forma sua qualidade de vida. As expectativas são de que, em breve, ocorra o povoamento das gaiolas com os alevinos de bijupirá.

Fonte: IPA e Agência SEBRAE

Um comentário:

  1. Sensacionalismo fajuto sem qualquer dado crível e aceitável cientificamente.Bastante improvável a presença mesmo q migratória de Tubarões Brancos no litoral brasileiro.....Fato.

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: