segunda-feira, 19 de julho de 2010

PR - Cultivo de ostra como alternativa de renda a pesca

A ostreicultura (cultivo de ostras) no litoral do Paraná vem se consolidando como uma das principais alternativas para a geração de renda da população que, até então, vivia da pesca artesanal. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), 103 famílias contam com licenças de instalação e manejo das culturas e vivem da criação de ostra em oito regiões produtoras no litoral do Estado.

No mês de junho, o Ministério da Aquicultura e Pesca oficializou a entrega de 72 Termos de Autorização de Uso de Águas para a instalação de cultivos marinhos no litoral do Paraná. Para a Emater, que elaborou os projetos encaminhados ao Ministério, os termos de autorização, que também tiveram o aval de órgãos ambientais, da Marinha do Brasil e da Secretaria de Patrimônio da União, devem contribuir para a profissionalização do cultivo, o que deverá otimizar a margem de lucro das produções. Para o órgão, a medida também poderá motivar novos produtores a cultivar a ostra.

De acordo com a Emater, o sistema de cultivo de ostra funciona no Paraná desde 2003, porém a maior parte das culturas é feita de uma forma amadora. Com a autorização do uso de águas, ganha corpo a implementação do ações como as do Projeto de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca do Litoral do Paraná, que prevê subsídios para a produção de ostra, mexilhão, camarão e outros moluscos. Desenvolvido em parceria entre Secretaria de Estado da Agricultura, Emater, Fundação Terra, Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos/PUC-PR (CPPOM) e Prefeituras da região, o projeto é financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e visa a promoção da pesquisa e geração de alternativas de renda para as famílias de pescadores artesanais.

Fonte: Parané Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: