quinta-feira, 8 de julho de 2010

SC - Pesca Artesanal de Tainha: Atração turística

Por Fabrício Jachowicz

Com a chegada da temporada de pesca das tainhas, que aparecem durante o inverno, o turismo volta a se aquecer em Bombinhas, a 70 km de Florianópolis. Os turistas costumam ir até as praias da cidade para assistir ao cerco que os pescadores fazem aos cardumes do peixe, que tem a pesca liberada entre 15 de maio e 31 de julho.

O acontecimento é considerado de grande beleza, quando diversos pescadores lançam as redes ao mar, tendo como pano de fundo as paisagens naturais de Bombinhas. Segundo a turismóloga da secretaria de Turismo, Keli Regina Benvegnu, a praia de Bombas, com seus 2 km de extensão, é o local onde há maior concentração de turistas para assistir ao cerco da tainha.

"O pessoal costuma ajudar os pescadores a puxarem a rede e recolher os peixes. Muitos turistas aproveitam para comprar a tainha fresca, ali na hora", explica. De acordo com ela, a maioria dos visitantes vem de Santa Catarina e costuma passar os finais de semana na cidade, em pousadas ou casas de praia.

Ao acompanhar o processo do cerco da tainha, os turistas ainda podem fazer passeios ecológicos, como as caminhadas pelas praias da cidade. Em Bombas, a trilha da Galheta é conhecida por proporcionar aos visitantes uma das melhores visões dos cardumes do peixe.

No mês de julho, os visitantes também podem degustar pratos diferenciados na Rota Gastronômica, onde as mais diversas receitas - também com a tainha - são preparadas nos restaurantes da cidade. Os turistas ainda podem aproveitar o passeio e conhecerem o Museu Naval, que funciona de quarta a domingo.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: