segunda-feira, 26 de julho de 2010

Livro-reportagem: Pescadores Artesanais do Espírito Santo





“Nós, pescadores, vivemos praticamente até hoje em um sistema arcaico, por falta de assistência do poder público, que nos abandonou de tal forma que precisamos ser doutores de nossa própria causa. Parece que somos seres invisíveis. Mas mesmo assim, os pescadores têm uma cultura de resistência. Por isso, sobrevivem”.

O depoimento, que resume a situação da pesca artesanal do litoral capixaba, é do pescador Benedito Matias Porto, de Conceição da Barra, litoral Norte do Espírito Santo. Bi, como é conhecido, foi apenas um dos muitos entrevistadosque contam suas experiências, transmitem seus ensinamentos e compartilham suas lutas no livro Pescadores Artesanais do Espírito Santo (Editora Esplendor).

Resultado de cerca de um ano de trabalho e mais de 1.500km rodados no litoral do estado, a obra reúne fotos e histórias de pessoas que tiram do mar o seu sustento – ou pelo menos têm tentado fazê-lo. “A situação dos pescadores capixabas é muito difícil. Embora eles tenham se organizado nos últimos anos, a atividade predatória das grandes companhias pesqueiras e a invasão do litoral por veranistas estão reduzindo a margem de manobra desses profissionais”, comenta o jornalista e autor do livro, Eduardo Sganzerla.

Mesmo com tantas dificuldades, os relatos mostram que a luta continua e que esses homens e mulheres não desistem do trabalho. Assim, eles mantêm a tradição e a cultura dos pescadores artesanais, visando dar continuidade aos procedimentos manuais e perpetuar a atividade. Sganzerla avalia que é preciso uma intervenção estatal para que a pesca artesanal sobreviva. “É necessária uma ação do poder público para ajudar a dar equilíbrio a esta situação e afastar a ameaça de extinção desta categoria profissional”.

As histórias contadas nas 190 páginas do livro são ilustradas por fotos de Mariana Branco, que captou as diferentes emoções que envolvem os depoimentos. Os belos cenários paradisíacos misturam-se com expressões de quem trabalha e luta para sobreviver, mas que faz o que gosta junto ao mar.

A obra Pescadores Artesanais do Espírito Santo foi lançada nesse mês de julho e contou com recursos da Lei Rouanet e apoio da Cia. Caetano Branco, sediada no Paraná.

Serviço:
Livro Pescadores Artesanais do Espírito Santo
Autor: Eduardo Sganzerla
Fotos: Mariana Branco
Editora Esplendor
www.esplendorbrasil.com.br

Fonte: Paranashop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: