segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Outros blogs: "Vige Maria, acode nóis"


Abaixo interessante relato e imagem do que vemos acontecer com mais frequencia do que seria aceitável, os riscos que os pescadores, grandes em coragem, mas pequenos na imensidão do mar quando se deparam nas rotas dos grandes navios, que por vezes parecem não os ver, lhes cortando as redes e infelizmente as vidas vez ou outra. Em toda beira de cais é só perguntar que escutará uma história parecida com esta.

Será que estes imensos não possuem radar?

Vale a pena conferir este blog do Pedro Martinelli, muitas informações, texto interessantes e belas fotos.


navio

“Quem tem que prestar atenção neste bichão somos nós. Lá de cima ele não vê a gente, passa por cima e nem sente nada” .

Depois dos piratas que atacam as embarcações na região da Ilha do Marajó para roubar grude, a bexiga nadatória da gurijuba e da pescada amarela, o maior medo dos pescadores é dos navios que cruzam aqueles mares, principalmente quando a rede esta sendo retirada. Com parte da rede dentro da água a pequena embarcação a vela fica atada a outra parte que esta dentro do barco, sem nenhuma chance de sair do rumo do navio rapidamente. A apreensão é grande porque a vista não larga mais aquele monstro, desde quando era apenas um ponto preto em cima da linha que dividi o céu do mar.

Com a proa do navio sempre apontada na direção do pequeno “casquinho” o navio se aproxima rapidamente e a largura de seu casco vai virando uma parede preta, um imenso fundo infinito que vai ocupando o espaço do céu.

Um deles tirou o chápeu , levou até o peito e disse, “Virgem Maria, acode nóis” e foi para o leme tentar aprumar a proa para receber o banzeiro que rolava na nossa direção. Topamos com aquela onda imensa e a calmaria voltou.

Um vento de popa colocou o barco rapidamente na costa, abrigado dentro de um igapó para merendar um avuado de sororoca. “Ela sempre acudiu nóis, disse o pescador mais velho, com o chápeu no peito e olhar para o céu.

Fonte: Blog - Pedro Martinelli (texto e foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: