quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rio de Janeiro discute a criação do Parque Estadual da Costa do Sol

Na próxima quinta-feira, dia 19, o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Inea, promoverá uma consulta pública em Cabo Frio, para debater a criação do Parque Estadual da Costa do Sol.

O parque deve abranger áreas dos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. Esta será a primeira unidade de conservação estadual na Região dos Lagos e terá como objetivo proteger os ecossistemas da localidade.

Na região encontram-se manguezais, restingas, lagoas, lagunas, brejos, dunas costões rochosos, cordões arenosos, formações geológicas e florestas. O parque também vai permitir a proteção de áreas que prestam serviços ambientais, segundo dados do órgão, como a preservação dos recursos hídricos, controle da erosão e assoreamento, além da conservação da diversidade biológica.

A população será consultada sobre a definição dos limites propostos, levando em conta que as áreas ainda são pouco ocupadas.

O encontro está previsto para o dia 19 de agosto, a partir das 14 horas no campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (Estrada Perynas, s/nº).
Já foram realizadas consultas em dezembro do ano passado, em Araruama, e em março deste ano, em Arraial do Cabo.

Fonte: Ambiente Brasil
*Com informações do Inea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: