quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Autorização de Pesca do Camarão (2011)

A instrução normativa também criou o Comitê de Gestão da pesca de camarões, que deverá ser implantado em fevereiro por integrantes dos dois ministérios.

Uma instrução normativa publicada em 31/01/2011, pelos Ministérios da pesca e aquicultura (MPA) e Meio Ambiente (MMA), passa a regular a autorização de pesca das espécies camarão sete barbas e camarão rosa para o ano de 2011, em todo litoral brasileiro.

Entre as exigências da IN nº 3, os proprietários, armadores ou arrendatários que buscam autorização para pescar o camarão sete barbas deverão comprovar a captura dessa espécie nos anos de 2007, 2008 e 2009. Outra determinação é que as embarcações pesqueiras tenham sido construídas até o ano de 2006.

Comprovadas as regras, os interessados participam da seleção que deve ser feita via edital pelo Ministério da pesca e aquicultura, com a entrega da autorização de pesca aos vencedores.

Segundo a ministra Ideli Salvatti, as medidas são emergenciais e contemplam os pescadores das frotas de camarão que não foram incluídos no último recadastramento da frota. “Ainda neste ano faremos estudos mais aprofundados sobre a pesca dessas espécies em todas as regiões litorâneas para conhecermos as condições e uso dos estoques”, disse.

Para isso, a instrução normativa também criou o Comitê de Gestão da pesca de camarões, que deverá ser implantado em fevereiro por integrantes dos dois ministérios. O grupo levantará dados e informações em todo país, com o objetivo de subsidiar as decisões para regular a atividade e assegurar a sustentabilidade da espécie de forma mais permanente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: