segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

RS - Pescadores pedem proteção à Nossa Senhora dos Navegantes em procissão no mar de Barra Velha


Há mais de 40 anos os pescadores e a comunidade se dedicam sozinhos para a realização do evento

Além de devotos e pescadores, a celebração atrai turistas
Foto:Claudia Baartsch


Fogos de artifício avisam que os barcos coloridos e com bandeirinhas decorativas estão saindo da praia do Grant, em Itajuba, Barra Velha. Quem já conhece a tradição se apressa para ver os devotos entrarem no mar carregando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que no domingo saiu antes das 8 horas para começar a procissão até a praia central da cidade.

A tradição é antiga e começou com os primeiros pescadores do local e uma devota, que doou a imagem. Para o padre da cidade, Miroslaw Michalczevski, a comemoração feita pelos pescadores é muito importante.

— Estou há 10 anos na cidade, e sempre participei realizando a missa e acompanhando a procissão. É uma tradição que deve ser mantida — afirmou.

Um dos organizadores do evento — que além da procissão tem missa, almoço e tarde dançante no rancho dos pescadores à beira-mar —, João Antônio Leonardo, 61 anos, conta que a festa era realizada por algumas pessoas da comunidade e pela igreja.

Segundo ele, há mais de 40 anos os pescadores e a comunidade se dedicam sozinhos para a realização do evento.

— Nasci e me criei aqui e sempre estive envolvido com a festa. Há mais de 14 anos organizo diretamente e me orgulho disso — garante o pescador que conta com a ajuda de diversas pessoas da comunidade na preparação da celebração e da esposa Rosa.

Além de devotos e pescadores, a celebração atrai turistas.

Fonte: A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: