terça-feira, 15 de março de 2011

Novo coletor solar beneficiará 150 pescadores de Itaguaí


Mais de 150 pescadores de Itaguaí poderão melhorar a qualidade do seu pescado e, assim, aumentar o valor de venda dos peixes no mercado. A partir de abril, o município ganhará um novo coletor solar. O equipamento capta e processa energia solar e eólica, que é usada na câmara de secagem para conservação de peixes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itaguaí, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto tem o objetivo de melhorar a renda dos pescadores ao valorizar espécies de peixes mais baratas, como o bagre amarelo, que depois de passar por um processo de secagem e salga passam a custar sete vezes mais. Segundo Priscila Massi, diretora de pesca do município, a espécie de menor valor comercial, depois de salgada, passa a se chamar mulato velho, cujo preço pode chegar a R$15.

Para que os pescadores aprendam a operar o equipamento a Secretaria está oferecendo um curso de capacitação, com aulas voltadas para os pescadores que atuam no Canal do Trapiche, Ilha dos Martins, Ilha da Madeira, Ponte Preta e Rio da Guarda. Além de aprenderem sobre a câmera de secagem, os alunos também têm aulas de como fazer produtos usando como matéria-prima o pescado: linguiça, hambúrguer e outros derivados.

Fonte: O GLOBO/ Razão Social



Um comentário:

  1. Existem actualmente técnicas que permitem maior rendimento ao trabalho de cada um e melhor qualidade de vida para todo o povo.

    Penso que devem ser os governos a dar e promover estes eventos e mecanismos para que todos os aproveitem e vivam melhor.

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: