segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lagoa dos Patos - Grande expectativa


Chegamos ao final de janeiro e, com ele, a grande expectativa dos pescadores artesanais da região para a abertura da temporada de captura do camarão que, por lei, terá início no dia 1º de fevereiro.

As safras anteriores deixaram muito a desejar quanto à quantidade de camarões na Lagoa, frustrando uma grande maioria dos pescadores, muito embora a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) tivesse jogado nas águas alguns milhares de camarões criados em seus laboratórios, na busca de auxiliar as comunidades pesqueiras.

Para este ano, no entanto, além do clima que vem ajudando, pela falta de chuvas nas cabeceiras dos rios que desaguam na Lagoa, também e justamente pelo clima seco, o Mar de Dentro vem recebendo grande quantidade de água oceânica (salgada), o que está colaborando decisivamente para o desenvolvimento da larva que, em alguns locais, considerados como criadouros, já se mostra em condições de captura há vários dias.

Dentro desse clima é que esperamos a chegada de fevereiro, com a promessa de uma excelente safra, que oferecerá aos pescadores condições de buscar nas águas o produto que representa o ponto alto do setor pesqueiro para as comunidades que vivem do que a Lagoa pode lhes oferecer.

A promessa de boa safra agita, também, o próprio comércio do Rio Grande e de São José do Norte - especialmente do vizinho município, que tem como pontos principais na sua economia a agricultura, a pesca e a madeira. Boa safra representa injeção de dinheiro no comércio, o que, por sua vez, abre condições de mais oferta de empregos, mesmo que temporários.

É o que acontece, também, com a temporada balneária, quando ambos municípios recebem milhares de turistas para conhecer as belezas naturais e, principalmente, as praias oceânicas do Cassino e do Mar Grosso, sem contar que São José do Norte possui, ainda, uma série de belas praias junto à Lagoa dos Patos.

Considerando que a temporada de mar começa a chegar ao seu final, posto que já estamos às vésperas do Carnaval que, por sua vez, é a antessala do início do período escolar, fazendo com que os veranistas regressem aos seus locais de origem, sobra, então, como força de movimentação financeira, a época de captura do camarão.

Resta torcer para que, realmente, tenhamos um excelente ano para a pesca na Lagoa, pois lembramos que, ano passado, tudo mostrava, em janeiro, que a temporada seria promissora, mas, infelizmente, a realidade não chegou a ser o que se esperava.

Fonte: Jornal Agora
Por Moacir Rodrigues
moacir@jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: