quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Captura do camarão no estuário está liberada


Os pescadores artesanais que atuam no estuário da Lagoa dos Patos já podem capturar camarão. O período de defeso da espécie terminou à meia-noite de ontem. Desde os primeiros momentos desta quarta-feira, 1º de fevereiro, está aberta a safra do crustáceo no estuário. E é grande a expectativa dos pescadores, que acreditam que poderá ser uma boa safra.

O titular da Secretaria Municipal da Pesca em Rio Grande, Carlos André Baptista, tem expectativa de que esta será a melhor safra de camarão dos últimos anos. O otimismo do secretário se deve às condições climáticas, que têm sido favoráveis. A falta de chuvas na região contribui para que as águas da Lagoa dos Patos se mantenham salinizadas, o que é importante para o desenvolvimento do crustáceo.

Conforme a assessoria da Prefeitura, o secretário da Pesca tem visitado várias comunidades pesqueiras e confirma que os pescadores estão bem entusiasmados. Os locais com maior probabilidade de incidência do crustáceo são as regiões das ilhas da Torotama e Marinheiros, no interior do Município, e na área do bairro São Miguel.

Baptista afirma que a situação atual é bem diferente da registrada em anos anteriores. Em 2011, por exemplo, neste período o camarão estava miúdo e havia pouca quantidade no tamanho ideal na Lagoa dos Patos.

Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: