terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Esturjão do Atlântico na lista de ameaçados



Há muitas razões para se proteger o esturjão-do-atlântico, a começar por este peixe ser considerado pré-histórico. Segundo o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC, na sigla em inglês), um grupo ambiental dos Estados Unidos, a espécie existe desde a última era do gelo, há mais de 13 mil anos, e conviveu com os dinossauros. Os animais alcançariam até quatro metros, com um peso de mais de 350 quilos e poderiam chegar aos 60 anos.

Mas a história atual é outra. O esturjão-do-atlântico acaba de ser acrescentado à lista de espécies em perigo nos EUA e sua pesca será proibida por mais de uma década. A razão apontadas para o declínio são a pesca comercial para produzir caviar, além das represas que bloqueiam a movimentação da espécie para locais de desova, a baixa qualidade da água e a pesca não intencional (quando pescadores acabam capturando o esturjão ao tentar pescar outros peixes). A decisão americana será publicada hoje pela Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês) e passa a valer a partir de 6 de abril.


"Um peixe monstruoso, que nadou ao lado de dinossauros e depois sobreviveu à extinção em massa, nos traz a esperança de que, com a nossa proteção, irá sobreviver", comemorou Brad Sewell, ativista do NRDC.

O número de animais da espécie caiu drasticamente no último século. Nos Estados Unidos, os esturjões desapareceram de 14 dos rios que costumavam habitar. Além disso, o número de locais onde ocorre a desova caiu praticamente pela metade, de acordo com a Noaa. Para se ter uma ideia do estrago, no Rio Delaware, um dos habitats da espécie, hoje restam apenas 300 fêmeas adultas (de 180 mil existentes em 1890, apontou pesquisa da Noaa em parceria com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos).

Em função desse histórico, quatro tipos de esturjão-do-atlântico foram listados pelo Noaa como espécies em perigo e um quinto considerado já ameaçado.

Fonte: Terra da Gente 
Imagens: 1. Wikipedia / 2.Virginia Aquarium

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: