quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TV: Pesca e Pescado no Brasil

Ao longo desta semana, o Jornal da Band vem apresentando uma série de reportagens sobre a atividade pesqueira no Brasil, abaixo a primeira delas veiculada no dia 23/08.

Além de ser um dos alimentos mais antigos do homem, o peixe também é um dos mais saudáveis. Apesar de se comparar em quantidade de proteínas com a carne e o frango, o peixe é o menos calórico. Cada cem gramas de carne possui 150 calorias, contra 124 do frango e 75 do peixe.

Apesar dos benefícios, esse alimento ainda aparece pouco na mesa dos brasileiros. São apenas sete quilos por habitante a cada ano. Metade do que é indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mas, aos poucos, o peixe vem ganhando espaço na alimentação do brasileiro. Em 2008, a peixaria representava cerca de 1,2% do faturamento dos supermercados. No ano seguinte, esse número subiu para 1,4%.

Pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) analisa os efeitos do ômega 3 retirado do peixe numa doença cerebral que reage pouco aos medicamentos tradicionais e atinge 2% da população: a epilepsia. Os estudos ainda estão no começo, mas já apresentam bons resultados.



Fonte: Jornal da Band





Um comentário:

  1. Cuidados com a nossa alimentação.
    Gosto de peixe mas não pode ser todos os dias.

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: