quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

RJ - Municipio e estado instalam maricultura em Búzios.

O balneário de Búzios acaba de ganhar uma fazenda marinha para o cultivo de mexilhões, inaugurada na última sexta-feira. Daqui a um mês uma nova fazenda, desta vez destinada às ostras, também será instalada, na Praia Rasa, no mesmo município. O projeto experimental é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj). O objetivo é intensificar e melhorar a prática da maricultura na região.

As fazendas permitem o cultivo dos mariscos num ambiente sustentável, assim os pescadores deixam de fazer extração nas pedras. A prática favorece todo o ecossistema marinho local, principalmente por repovoar, com as larvas do marisco cultivado na fazenda marinha, as rochas próximas, que foram alvo de pesca extrativista.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, o evento marca uma importante etapa de sua gestão.

- O governo do Rio quer promover meios para melhorar a qualidade de vida dos pescadores fluminenses e esta fazenda marinha, em Búzios, vem ao encontro dessa ideia. Transformamos a produção de mexilhões e ostras em uma atividade sustentável e, ao mesmo tempo, garantimos a fonte de renda desses trabalhadores - disse Felipe Peixoto.

Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad, inicialmente, a fazenda vai beneficiar dez pescadores, com a previsão de produzir cerca de quatro toneladas em um período de seis meses.

- Isso só é possível graças a uma grande parceria entre a Prefeitura, a Sedrap, o Sebrae e os pescadores. Este é o projeto piloto e nosso objetivo é ampliá-lo no futuro - informou Adriana Saad.

A Fiperj, através de seus técnicos, provê capacitação aos pescadores para que a produção seja executada de maneira correta e sustentável. Já o Sebrae vai promover cursos de gestão de negócios, para que esses trabalhadores possam vender seus produtos diretamente aos consumidores, tornando-se microempreendedores. As safras dos mexilhões vão ocorrer de seis a oito meses, o que garante produção o ano inteiro, destinada ao comércio local.

O evento contou, ainda, com a presença do prefeito de Búzios, Mirinho Braga, do deputado estadual Jânio Mendes, e do presidente da Fiperj, Marco Botelho.

Fonte: Por Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca

2 comentários:

  1. Sou assessor de imprensa da Fiperj. Gostaria de ter algum contato do blog para que eu posso enviar informações dos projetos aqui da Fundação.
    Poderia me disponibilizar, por favor?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Matheus, entre em contato pelo duppre@gmail.com
    abs!

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: