sexta-feira, 6 de maio de 2011

SC - Cooperativa de assentados amplia a distribuição de derivados de peixe


A produção de pescados no município de Abelardo Luz (SC) se transformou em um excelente negócio para as famílias assentadas da região. Organizados na Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização Edson Adão Lins (Coopeal), os produtores ampliaram a rede de distribuição para dezenas de prefeituras do oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.

A produção de tilápias, principal espécie dos açudes da região, é entregue pelas famílias assentadas e agricultores familiares para a cooperativa, que processa o pescado em seu frigorífico e o transforma em artigos culinários mais elaborados, como quibe, fishburguer, bolinho e filé. O processamento na agroindústria amplia o valor agregado da produção aumentando a renda dos cooperados. No final do ano passado, a Coopeal comercializou cerca de 32 toneladas dos produtos, e nos primeiros meses deste ano, já vendeu mais de 28 toneladas.

Produtor associado da Coopeal, Joel Tomazi, explica que a cooperativa adota basicamente duas linhas de distribuição. A primeira é a comercialização dos produtos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) repassa os produtos para cerca de 40 prefeituras das regiões meio oeste e oeste de Santa Catarina. As prefeituras, por sua vez, repassam os alimentos às populações em situação de insegurança alimentar.

A segunda linha estratégica de distribuição se refere ao fornecimento do produto para a alimentação escolar, atendendo a Lei 11.947/2009, que determina que no mínimo 30% dos recursos destinados às prefeituras para a alimentação escolar sejam investidos na compra de produtos da agricultura familiar. Essa modalidade permite que a Coopeal participe de mercados fora dos limites do estado, como acontece em alguns municípios gaúchos, participando das Chamadas Públicas promovidas pelas prefeituras para a compra dos alimentos. Tomazi informou que a Coopeal quer ampliar o repasse para a merenda escolar. Por isso, pretende participar de Chamadas Públicas em municípios paulistas e em Brasília. “Isso permitirá a venda de mais 60 mil quilos de produtos nos sete meses que restam até o final do ano”, contabiliza o produtor.

Fonte: http://www.cooperativismo.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: