sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pesquisadores da USP desenvolvem vacina contra alergia a camarão


A alergia causa manchas na pele, inchaço, dores no corpo e até asfixia. A reação é provocada pela proteína tropomiosina, existente no músculo do camarão. Quem tem alergia, produz quantidades elevadas de um tipo especial de anticorpo, chamado “IG-E”, por questões causas genéticas ou ambientais.

Esse anticorpo combate a proteína do camarão como se fosse um invasor, ativando a histamina, substância de defesa presente nas células, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos e desencadeia os sintomas alérgicos.

Segundo a médica Karla Arruda, a alergia alimentar não se manifesta, necessariamente, na primeira vez que a pessoa come o alimento. “O fato de a pessoa ter comido antes aquele alimento não exclui que aquele alimento possa em algum momento causar a alergia alimentar”, afirma.

Para extrair a tropomiosina, os pesquisadores retiram toda a água camarão, fazendo com ele vire pó, que depois passa por um processo de purificação.

Os pesquisadores pretendem expor diariamente os alérgicos a uma determinada quantidade desse pó, tornando o organismo imune à proteína tropomiosina.

Para evitar que a própria vacina provoque uma reação alérgica, as pesquisadoras decidiram que a aplicação será feita por forma de gotinhas embaixo da língua.

A pesquisa pode servir de base para o desenvolvimento de vacinas para outros tipos de alergias alimentares.

Fonte: EPTV Ribeirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: