terça-feira, 17 de agosto de 2010

Golfo do México: Retorno da pesca de camarão na Lousiana cercada de incertezas


Idle shrimp boats float at the docks of Joshua's Marina in Buras, Louisiana May 17, 2010. REUTERS/Hans Deryk

NOVA ORLEANS - Os Pescadores profissionais de camarão já podem novamente lançar suas redes de arrasto nas águas de Louisiana em busca de camarões brancos (Penaeus setiferus) . Após o início da temporada de pesca nesta segunda-feira (16/08), a atividade retorna mas ainda há dúvidas sobre os impactos para a pesca em consequência do vazamento de petróleo da BP no Golfo do México.

Parte das águas do Estado já foi liberada para a pesca de camarões marrons (Farfantepenaeus aztecus) desde o rompimento do poço da BP em 20 de abril, mas o resultado da pesca tem caído em relação aos anos anteriores, em parte devido ao grande número de barcos comprometidos com o programa de limpeza do vazamento.

Os camarões brancos são tipicamente maiores que os camarões marrons e mais cobiçados pelos chefs. O governo norte-americano já disse que os frutos do mar retirados de áreas do Golfo do México liberadas para a pesca são seguros para o consumo apesar do petróleo que vazou para o oceano.

Mais de um quinto das águas federais do Golfo continua fechada devido a receios sobre a contaminação dos frutos do mar.

"Incertezas estão ditando toda essa temporada de camarões", disse Ewell Smith, diretor-executivo da Conselho Diretor de Promoção e Marketing de Frutos do Mar de Louisiana. "Nossa marca ficou manchada e nós temos muito trabalho pela frente."

Pescadores de camarões estão preocupados com o efeito do vazamento no preço de sua pesca e também sobre as consequência do petróleo sobre a população de camarões, segundo Smith.

Smith disse ser positivo para a indústria que mais áreas estejam sendo abertas para a pesca, opinião compartilhada por outros.

"Estamos esperando pelo melhor", disse Errol Voisin, gerente de fábricas do Lafitte Frozen Seafood em Lafitte, Louisiana.

A indústria de camarões em Louisiana cria 14.384 empregos e traz 1,3 bilhão de dólares por ano ao Estado, segundo o conselho do mercado de frutos do mar.

Para levar a mensagem aos consumidores que comer o camarão do Golfo é seguro, o Secretario de Comércio almoçou camarão com pescadores em um restaurante local.

A ruptura do poço da BP ocorrida em 20 de abril proporcionou um dos piores acidentes de vazamento de óleo no mar no mundo. O óleo não vaza mais desde 15 de julho.

Fonte: Reuters (por Anna Driver)
Foto: Reuters (por Hans Deryk)

2 comentários:

  1. Esperamos que o camarão não esteja contaminado.
    Dado o seu preço não o consumimos aqui em casa.
    Podemos escolher peixe mais adequado às nossas carteiras.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a atividade local está literalmente manchada, vamos aguardar os fatos e acompanhar!

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: