quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

AL - Redes predatórias apreendidas nas lagoas Mundaú e Manguaba

O grupamento aquático do Batalhão de Policiamento Ambiental apreendeu na noite de ontem (04) três redes de pesca predatórias (candangos) e uma rede de pesca irregular nas lagoas Mundaú e Manguaba.

O tipo de rede conhecida como “candango” é utilizada para a pesca de camarão. Para cada dez quilogramas do crustáceo pescadas, cinqüenta quilogramas de outras espécies aquáticas também são arrastadas e descartadas. Os pescadores que se utilizam da técnica, montam nas lagoas esferas formadas pelas redes. Após algumas horas ou até mesmo dias depois voltam ao local para recolher o que foi pescado.

Um “candango” chega a capturar cem quilogramas de camarão e um pescador de forma artesanal consegue capturar de quatro a dez quilogramas, o que gera problemas sociais já que os pescadores artesanais da região vêem na pesca seu único meio de subsistência e sofrem uma concorrência desleal.

As redes apreendidas foram recolhidas até a sede do BPA, onde serão incineradas tradicionalmente no dia 05 de junho, data em que é comemorada a semana do meio ambiente.

Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: