quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Coreia do Sul aperta regras contra a caça ilegal de baleias



Apesar da pesca comercial de baleias ter sido banida em 1986, ainda era possível o comércio de carne destes animais, desde que fossem encontrados mortos. As novas regras impõem um maior controle ao comércio e à caça ilegal.
A Coreia do Sul declarou que vai restringir a pesca ilegal de baleias. Apesar da caça comercial de baleias ter sido banida no país, ainda é permitido o comércio de baleias que são encontradas mortas.

As novas regras impostas requerem que o pescador declare à polícia a descoberta de baleias mortas nas suas redes de pesca ou encalhadas na costa. Esta alteração à lei ocorre após os críticos alertarem que alguns pescadores estariam a explorar uma brecha na lei.

Estas regulamentações exigem a recolha e entrega de amostras de todas as baleias encontradas mortas às autoridades. A carne só pode ser vendida após uma investigação sobre a causa da morte do animal.

O ministro da Agricultura da Coreia do Sul indica que os pescadores que apanharem animais mortos só serão autorizados a vender os produtos em instalações indicadas pelo estado. A nova lei pretende combater a “crescente caça ilegal de baleias” no país.

“Assim que as novas medidas entrem em vigor, Seoul será capaz de responder melhor às alegações de supervisão branda levantadas por alguns países e pelo IWC (Comissão Baleeira Internacional) e estabelecer as bases para o monitoramento dos recursos marinhos em torno da península coreana”, refere um funcionário do ministério.

A Coreia do Sul baniu a pesca comercial de baleias em 1986, quando o IWC implementou uma moratória global.

Fonte: www.bbc.co.uk via Naturlink

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: