terça-feira, 11 de janeiro de 2011

RJ - Itaguaí se prepara para ter Mercado do Peixe

A Prefeitura de Itaguaí, em parceria com o Ministério da Pesca, está construindo um novo terminal pesqueiro no bairro da Ponte Preta. O "Mercado do Peixe" ficará nas margens do Rio da Ponte Preta e deverá beneficiar mais de 150 pescadores da cidade. Ontem, o ministério entregou equipamentos como freezer, fábricas de gelos e balanças eletrônicas, entre outros utensílios, que serão usados no terminal que deverá entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano.

O projeto representa o fim da figura do atravessador, que sempre prejudicou a vida dos pescadores artesanais de Itaguaí, que não tinham como vender sua produção diretamente. Pescadores como Gelson Severino, há 26 anos nesse ramo, sentiam-se enganados por esses revendedores que cobram até o triplo do preço pelo pescado que compram dos pescadores por um valor muito baixo.

- Nós vendemos o quilo da tainha por R$4,50, mas o atravessador revende por R$12. Se a gente pudesse negociar com o comprador final, ganharia mais e ainda beneficiaria os moradores - diz Gelson.

A iniciativa para a criação deste novo espaço surgiu da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí (Semaap), depois de reivindicações dos pescadores. O secretário, Jailson Coelho, foi enfático ao afirmar que o "Mercado do Peixe" será um grande avanço na qualidade da produção dos 150 pescadores.

- Nossa intenção não é acabar de vez com o atravessador, mas dar aos pescadores condições para que eles sejam mais independentes e tenham mais lucro - afirma.

Por meio do Programa de Beneficiamento aos Pescadores Artesanais e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a pesca de Itaguaí recebeu um reforço de 68 equipamentos. Foram duas fábricas de gelo, três freezers, dois carrinhos de mão, mesas de inox, seladoras de alimentos, balança eletrônica, entre outros utensílios. Toda a remessa do Ministério da Pesca será instalada no "Mercado de Peixe", que deve ser inaugurado em meados deste ano. Os equipamentos ficarão disponíveis para que os pescadores possam usufruir.

Fonte: Monitor Mercantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: