segunda-feira, 3 de maio de 2010

Guaivira virou estrela de TV

Na última sexta-feira no Globo Reporter passou uma matéria valorizando nutricionalmente a Guaivira (ou guaibira, tábua, solteira, goivira, tiburo, tibiro, ....) ao mesmo tempo que contasta que apesar de ser um peixe tão rico nutricionalmente é um pescado desvalorizado, onde poucos conhecem, compram e só o consumem em forma de filé sem saber de fato que peixe é.

Segundo pesquisa da nutricionista Thaís de Oliveira Fernandes, da UFMA, descobriu que o peixe tão desprezado no Maranhão vale ouro em comparação aos principais pescados comercializados na região: “O tibiro apresenta teores de ferro até 18 vezes maiores do que os teores de ferro da pescada amarela, e teores de zinco 15 vezes maiores do que os teores de zinco da pescada amarela. Nós pudemos observar que a espécie que não é valorizada possui um valor nutricional maior do que as que são muito valorizadas”, aponta. “Esse que é mais rico é mais barato e ninguém liga para ele”



Científicamente a Guaibira é conhecida pelo nome de Oligoplites saurus, Oligoplites palometa e Oligoplites saliens (a menor delas), na verdade são 3 espécies que ocorrem no litoral brasileiro.


Imagens: O. palometa, O. saliens e O. saurus (FAO)


São costeiras e forma grande cardumes.São pescados em arrasto de praia, redes de espera, de cerco e na linha.

Pois bem, lançado em horário nobre surge uma oportunidade do pescador artesanal conseguir vender a guaibira por um preço mais justo. Pois além de seu alto valor nutritivo e seu sabor,  agora virou estrela global.

Fonte: Globo Reporter, FAO e Carvalho Filho (Peixes da Costa Brasileira)

2 comentários:

  1. quem não come essa espécie , não sabe o que esta perdendo ,pois é muito saboroso e como diz a nutricionista muito nutritivo; esperimentem

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: