segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

RJ - Terminal pesqueiro na ilha vetado pelo prefeito


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decidiu vetar nesta quinta-feira (30/12/10) a construção do terminal pesqueiro na Ilha do Governador, na zona norte da cidade, alvo de grande polêmica entre os moradores do bairro e o próprio governo federal, autor do projeto.

Eduardo Paes disse que a ideia está “enterrada”.

- A legislação ali não permite, então não tem como autorizar. Não depende da gente, depende da lei. Está enterrada a questão. Temos que encontrar uma alternativa, é um tema importante para a cidade, não dá para eles (os pescadores) ficarem na Avenida Brasil, em Irajá. Mas essa alternativa (na Ilha do Governador) está descartada.

A iniciativa de construir um terminal pesqueiro na Ilha é do Ministério da Pesca e Aquicultura, que tem como objetivo aumentar a qualidade do pescado e reduzir o preço do produto ao consumidor final.

Mas a proposta não foi bem recebida pelo moradores da região, que temem mais transtornos no trânsito do bairro com a circulação de caminhões. Além disso, a construção do terminal a menos de 20 quilômetros do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim poderia atrair aves para o bairro, colocando em risco o tráfego aéreo.

O governo federal ainda pode recorrer da decisão.
Paes descartou a construção do terminal após visitar a Favela do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo nesta quinta, na companhia do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, que veio inspecionar as obras para as Olimpíadas de 2016.

O Ministério da Pesca e Aquicultura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não recebeu qualquer comunicado oficial com a decisão da prefeitura do Rio de Janeiro em não conceder a licença para a construção do terminal pesqueiro na Ilha do Governador.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: