sábado, 9 de julho de 2011

SP - Festival da Tainha de Caraguatatuba



Festival da Tainha tem cultura e gastronomia caiçara
Veja fotos: Apresentação dos pratos: Tainha 2011

Música, artesanato e culinária tradicional à base de tainha, esses são os principais ingredientes da 8ª edição do Festival da Tainha. Os festejos começam no dia 14 de julho de 2011, às 19h30, no entreposto de pesca do Porto Novo, nas margens do rio Juqueriquerê.

Ao longo dos quatro dias de festa, turistas e moradores poderão apreciar as delícias da culinária caiçara e assistir apresentações musicais no palco do evento. Além disso, quem saborear os pratos do festival ganhará convites para passear de barco pelo Rio Juqueriquerê. Ao todo, serão quatro embarcações fazendo o trajeto.

O presidente da Associação de Pescadores da Zona Sul de Caraguá, Ronan Carvalho da Silva Júnior, afirma que o festival cresce a cada ano e a expectativa é muito boa para a 8ª edição da festa. “As pessoas estão se familiarizando com o festival. Muitos me ligam para saber mais informações. Isso é bom para todos. A cidade ganha, os pescadores, moradores e turistas também. É uma opção de diversão para eles e um lucro a mais para nós”.

Júnior ainda lembra que todos os responsáveis por barracas de alimentos receberam uma capacitação sobre higiene e manipulação de comida. Ao longo do festival serão feitas seis fiscalizações diárias em cada barraca. “Esse processo dá ainda mais credibilidade ao evento e faz com que as pessoas fiquem mais a vontade para consumir na festa. Dá mais credibilidade”, afirma.

Além de experimentar o prato principal da festa, a tainha assada, os visitantes ainda podem experimentar outras variedades de pratos com o peixe, como a tainha recheada, escabeche de tainha e lasanha de tainha.

O evento ainda terá exposição de artesanato caiçara, além de “causos” de Caraguá narrados por contadores de histórias da cidade. As crianças têm espaço garantido nas oficinas de artesanato voltadas especialmente para elas.

O festival é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria municipal de Turismo, em parceria com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca) e patrocinado pela Petrobras.

Fonte: Caraguatur / Agora Vale / Diário de Taubaté


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: