segunda-feira, 13 de julho de 2015

Saúde do Pescador: Seminário apresenta iniciativas bem sucedidas

Ocorreu hoje no Centro da cidade do Rio de Janeiro o Seminário: Saúde do Pescador e da Pescadora com o objetivo de apresentar o tema e sensibilizar os diversos atores envolvidos para inserir os pescadores na rede de cuidados a saúde, identificando e qualificando a relação entre a saúde e o trabalho no setor, reconhecendo os riscos associados ao cotidiano da pesca.


Foram apresentados iniciativas de atendimento e prevenção promovidas pelas prefeituras de São João da Barra, Rio das Ostras e Angra dos Reis em parceria com os pescadores locais.

Na opinião do Sr. Pedro Marins, da Colônia de Pescadores Z-13 (Rio de Janeiro), "bastava vontade política para se aplicar algo próximo a estas iniciativas que vem sendo bem sucedidas nestes municípios".

Segundo estas experiências apresentadas, os principais problemas encontrados junto aos pescadores são:
  • Doenças Ostearticulares (lombalgias, hérnias, osteoporoses);
  • Alterações oftalmológicas;
  • Lesões dermatológicas (pele);
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes.
A representante de Angra dos Reis, Sra. Mônica Mattos apresentou a grande incidência de Quelite Actínica em pescadores, lesão que ocorre no lábio inferior devido a grande exposição ao sol (raios ultravioletas), nos quais até 10% dos casos se tornam Câncer de Boca.

O Sr. William dos Santos, Coordenador do programa Estadual de Saúde e Segurança do Pescador da FIPERJ/SEDRAP relatou a expansão do projeto aos municípios de Caxias, São Gonçalo, Niterói, Angra, Paraty e Macaé ressaltando que para chegar em outros municípios, é necessário apoio da prefeitura local. A Sr. Denise Esteves Secretária de Saúde de São João da Barra reforçou esta premissa, lembrando que o programa que coordena não possui recursos do governo estadual e federal, apenas recurso da própria prefeitura.


O Sr. Alexandre Cordeiro, presidente da Colônia de Pescadores Z-4 expôs aos presentes a insatisfação da classe pesqueira com a Prefeitura de Cabo Frio pela total falta de apoio aos pescadores locais, relatando que a colônia possui um ambulatório com salas, equipamentos como macas e cadeiras de dentista mas que estão se estragando por falta de parceria do poder público municipal, e apresentou os números de afastamento por doenças e acidente no trabalho nos últimos anos para os pescadores de Cabo Frio:

 Tabela: Número de afastamentos por doenças e acidentes dos pescadores de Cabo Frio. (Fonte: Colônia de Pescadores Z-4).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: