terça-feira, 19 de outubro de 2010

PE - Fundaj lança revista científica

Os admiradores do jornalismo científico poderão desfrutar de uma nova ferramenta. A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lançou, ontem, a revista de divulgação científica Coletiva. A publicação eletrônica tem como objetivo divulgar a produção acadêmica do estado de Pernambuco e do Nordeste do Brasil, analisando, principalmente, temas relacionados às ciências sociais e humanas. O tema inaugural da Coletiva foi a Pesca Artesanal.

O material publicado de forma experimental está disponível, de forma gratuita, no endereço eletrônico www.coletiva.org/site. Lá, os internautas poderão conferir artigos de pesquisadores, reportagens especiais, além de fotografias e vídeos. Na área do audiovisual, um dos destaques dessa edição é o documentário “O Arpão e o Anzol”, produzido pelo antropólogo Carlos Emanuel Sautchuk. O vídeo retrata as pescas do pirarucu e de gurijuba, na Vila Sucuriju, no litoral do Amapá.

No quesito entrevista, a revista Coletiva traz um bate-papo com a pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) Lourdes Furtado, que dedica estudos na área da pesca artesanal há cerca de 40 anos. Lourdes relata sua trajetória profissional e os desafios ao longo de sua carreira acadêmica, a exemplo das mobilizações comunitárias entre as comunidades pesqueiras na década de 70. "A pesca artesanal começou a sofrer os impactos da instalação do parque industrial pesqueiro, particularmente no caso do Pará, sob a égide da política dos incentivos fiscais do governo militar”, afirmou.

Mas, a nova publicação eletrônica também promete agradar os amantes da história. Dirigida a um público amplo, incluindo estudantes, professores do segundo grau, pesquisadores e universitários, a Coletiva traz consigo seções curiosas, como a Memória, subsidiado pelo rico acervo iconográfico da Fundaj. Nesta edição temática dedica à pesca artesanal, foram selecionadas fotografias de Alexandre Berzin e Sidney Waissmann. Todas as imagens remetem ao registro de época, imortalizando o litoral pernambucano nas décadas de 40, 50 e 70.

Publicação - A Coletiva também conta com seções de atualização constante. Notícias, divulgação de pesquisas, vídeos e documentos de acervo são livres de temática fixa e periodicidade, caminhando paralelamente à edição trimestral. As edições temáticas têm periodicidade trimestral.

Por Tércio Amaral (Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: