quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Peixe, mais saudável e barato que o gado, é inserido na merenda escolar

Notícias que derivam do anuncio do MPA sobre o aumento do consumo de peixe per capita. Análise discutível, mas pelo menos coloca o assunto em pauta e fomenta o consumo de mais pescado.

Sobre alguns peixes estarem mais barato que a carne de segunda é bom para o consumidor, nem tanto para o produtor, seja ele pescador ou aquicultor.




Com o preço mais baixo, o brasileiro está comendo mais peixe e é assunto até mesmo nas salas de aula.

Carne de gado ou peixe? Se depender do preço a resposta é fácil. Em um mercado o quilo do Corimba custa R$ 6,55, enquanto o da costela sai por 6,99. "O peixe está em conta. Dá para levar um peixinho", se anima um consumidor.

Nos últimos sete anos o consumo anual de pescado cresceu 40% no país. Cada brasileiro come hoje nove quilos de peixe. Mas ainda é pouco: a média recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 12 quilos por pessoa.

“É muito mais uma questão cultural do que de preço, por pessoas entenderem que o peixe seja caro. E também por elas não saberem como preparar o peixe”, explica o economista Alberi Dalbermann.

Em Cascavel (PR) uma tentativa de mudar o hábito das crianças. As merendeiras recebem treinamento para preparar receitas que agradem o paladar de meninos e meninas."O bolinho do peixe que pode ser feito frito ou assado, e o molho da polpa do peixe que acompanha a polenta e o macarrão", explica a merendeira Rosane da Silva.

Que peixe é saudável, as crianças já sabem. Agora, na escola não adianta obrigá-las a comer, quem não quiser vai deixar no prato. Por isso são os próprios estudantes que vão decidir se essa carne vai ou não fazer parte do cardápio da merenda. E a aceitação foi boa. "Eu vou comer tudo" diz um menino. Outra criança diz que quer só peixe na merenda da escola por ser muito gostoso.

Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: