segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As boas e más marés da vida dos pescadores em Angola

A extensa costa angolana e os inúmeros recursos hídricos onde abunda a fauna piscícola fazem da pesca um importante recurso para o sustento de muitas famílias.

Profissão nobre, em Angola como em qualquer parte do mundo, ser pescador implica correr riscos, a maioria dos quais relacionados com a adversidade dos elementos: temporais, calemas, ciclones.

Quase todos os dias, os nossos pescadores artesanais partem nas suas chatas, sem e­quipamento adequado ou aparelhos de orientação, para lançar as redes ao mar, esperançados numa boa faina.

O Jornal de Angola conversou com alguns destes valorosos homens do mar, no bairro do Lobito Velho, sobre o dia-a-dia dos pescadores artesanais, para se inteirar das vicissitudes que enfrentam para pôr o peixe em terra, sabendo que muitos deles perecem nessa dura profissão.

A partida para o mar alto é feita, em geral, ao fim da tarde, para lá chegarem já noite cerrada. Sem pregar olho, ali pernoitam, expostos às adversidades e no desejo que nada de mal perturbe o trabalho, uma vez que a surgir algum imprevisto não têm modo de pedir ajuda.

Após chegarem do mar, o que acontece entre as 5h00 e as 7h00, fazem as vendas, verificam os lucros que obtiveram e repartem-nos entre os membros da equipa. Depois, cada um segue o seu caminho, na certeza do reencontro nesse mesmo dia ao fim da tarde, para mais uma jornada.

Durante o período em que estão em terra, reparam as redes quando estão esburacadas, ou preparam a isca e as linhas, se efectuam a pesca com anzóis. O resto da manhã é ocupado a resolver os problemas do lar, entre os quais a compra de alimentos ou de outros géneros necessários.

Após um breve descanso, há que verificar se está tudo em ordem para o “embarque”, conviver um pouco com os parentes e amigos, até que chega a hora da partida. Sob o olhar de familiares e conhecidos, as embarcações afastam-se no mar.

Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: