quarta-feira, 27 de outubro de 2010

RJ - Morte da Jubarte encalhada


Morreu na madrugada desta quarta-feira (27) a baleia da espécie jubarte que encalhou na Praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos (RJ). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que agora usa macas gigantes para tentar remover o corpo do animal.

Banhistas tentam desencalhar uma baleia na praia de Geriba, em Búzios, Rio de Janeiro

Segundo o diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, que acompanhou todo o processo, por volta de 0h30 a baleia estava completamente fora de água, porque a maré baixou muito. "Ela estava com dificuldade para respirar e teve uma convulsão. A gente pretendia fazer uma nova tentativa de resgate por volta de 5h, quando a maré subisse, mas ela morreu antes", contou.

A jubarte media cerca de 15 metros e estava no local desde segunda-feira (25), quando começaram os esforços dos bombeiros para desencalhar o mamífero. Ontem, um rebocador da Petrobras foi usado na tentativa de resgate, sem sucesso. A corda que amarrou a baleia arrebentou e ela continuou bem próxima à praia, já apresentando sinais de cansaço.

O animal ficou preso em um banco de areia enquanto se alimentava de um cardume de peixes pequenos. Cerca de dez bombeiros foram deslocados para o local na tentativa de libertar o animal sem causar ferimentos. Dezenas de curiosos e voluntários, como ambientalistas da ONG SOS Meio Ambiente, acompanharam a operação para tentar salvá-la.

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, este ano 89 baleias já encalharam na costa brasileira. No ano passado foram 30.Neste ano, sete baleias desta espécie encalharam no litoral do nacional.

As baleias jubarte migram, entre julho e novembro, da Antártida. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), essa espécie foi considerada ameaçada de extinção nos anos 80, mas a população do animal cresceu e estima-se que 60 mil vivam na natureza hoje. Apesar da melhora, a população é equivalente a apenas 50% da de 1940.

Fonte: UOL, Terra, Instituto Baleia Jubarte e Estadão
Imagem: Agência Reuters


2 comentários:

  1. Que dó! Tadinha . . . será que ela não veio para as margens justamente porque estava pra morrer?

    beijão brother!

    ResponderExcluir
  2. Os especialistas disseram que não, que ela estava saudavel.... bjs!!!

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: