sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Anzol mais antigo do mundo é encontrado no Timor-Leste


Objeto foi encontrado entre fósseis de 2.843 peixes capturados há 42.000 anos


Arqueólogos australianos encontraram em Timor-Leste o anzol mais antigo já descoberto, junto com fósseis que demonstram que os homens pré-históricos praticavam a pesca em águas profundas. A descoberta é uma das peças do quebra-cabeça que explica como o homem atravessou o mar para chegar à Oceania, há 50.000 anos. O estudo foi publicado nesta sexta-feira na revista Science.

O anzol foi encontrado na caverna de Jerimalai (Timor-Leste) junto com cerca de 38 mil ossos de 2.843 peixes capturados há 42.000 anos. Entre os peixes há espécies de águas profundas.

"Este local demonstra que os primeiros homens modernos que viveram nesta ilha tinham técnicas suficientes para pescar espécies que são difíceis de capturar ainda em nossos dias, como o atum", disse uma das autoras do estudo, Sue O'Connor, da Universidade Nacional Australiana.

Esculpido em uma concha entre 16.000 e 23.000 anos atrás, o anzol encontrado indica que "o homem pré-histórico era bom artesão e pescador", disse Sue.

Os pesquisadores afirmam que a ferramenta não aparenta ter sido construída para pesca em alto mar. Até agora são desconhecidos os métodos empregados há 42.000 anos para a pesca em águas profundas. Além da utilização de redes, é possível que anzóis de outro tipo tenham sido fabricados na mesma época, segundo a professora.

Sue acrescentou que o achado ajuda a explicar como os primeiros habitantes da Austrália chegaram ao continente. "É possível que barcos de pesca em alto mar tenham sido usados para pescar os peixes encontrados", disse. "Sabemos que os ancestrais australianos conseguiram, de algum modo, atravessar centenas de quilômetros no mar, porque eles chegaram à Austrália há 50.000 anos", afirmou a pesquisadora.

Durante a colonização da Austrália pelos europeus durante o século XVIII, contudo, os barcos usados pelos nativos eram pequenos e simples, como canoas e jangadas. "É por isso que sempre houve um mistério sobre como os primeiros habitantes chegaram à Austrália. As novas descobertas ajudam a resolver o quebra-cabeça", disse Sue.

Fonte: Veja (Revista Science)
Foto: Sue O'Connor



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: