quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bacia de Campos: Informações sobre o vazamento de óleo


Há 4 horas e 10 minutos
Chevron investiga vazamento na bacia de Campos
 
A Chevron informou que ainda investiga as causas do derramamento de óleo entre os campos de Roncador e Frade, na bacia de Campos. Procurada, a companhia não confirmou se o vazamento já foi controlado, mas frisou que estudos demonstram que não há risco de a mancha de óleo avistada no mar chegar à costa.

"Todas as ações apropriadas para responder à emergência e para minimizar impactos ambientais estão sendo tomadas", informa a nota divulgada pela companhia.

A empresa norte-americana iniciou a produção em Frade em 2009. A Chevron opera o campo, no qual tem 51,7% de participação. Outros 30% são da Petrobras e o consórcio Frade Japão Petróleo tem 18,3%. O campo está a 370 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e tem reservas estimadas entre 200 milhões e 300 milhões de barris de óleo equivalente (BOE).

Frade foi, em setembro, segundo os dados mais atualizados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o campo com maior produção no Brasil entre os não operados pela Petrobras. Naquele mês, a produção na região foi de 80,425 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 74,768 mil barris de óleo e 899,35 mil metros cúbicos de gás.

Com isso, a Chevron garantiu o terceiro lugar entre os operadores com maior produção no Brasil, atrás da Petrobras e da Shell.

Fonte:Valor (Rafael Rosas)


10/11/2011 - 09h27
Chevron acha vazamento de óleo na Bacia de Campos

A unidade brasileira da petroleira norte-americana Chevron informou que está trabalhando para conter um vazamento no campo Frade, na Bacia de Campos. "O vazamento se deve a uma rachadura no solo do oceano. É um fenômeno natural", disse Heloisa Marcondes, porta-voz da Chevron Brasil. "Nós estamos mobilizando todo nosso pessoal" para conter o vazamento, acrescentou.

A Chevron começou a produção no campo Frade, no qual tem uma participação de 51,7%, em 2009. A companhia lidera a operação no campo, que contém uma reserva recuperável estimada em 200 milhões a 300 milhões de barris de petróleo equivalente. A Petrobras tem uma fatia de 30% no campo, enquanto o consórcio Frade Japão Petróleo Ltda. detém os 18,3% restantes.

Quando contactada sobre o vazamento, a Petrobras informou que os questionamentos deveriam ser encaminhados a Chevron. Segundo relatos uma mancha de óleo já foi avistada na superfície do mar, mas ainda não existem detalhes sobre o tamanho do vazamento. As informações são da Dow Jones.

Fonte: UOL Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: