quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atafona: Após vazamento de óleo, moradores evitam comer peixes


Apesar de a mancha de óleo na bacia de Campos estar a 120 km de distância do litoral, pescadores do norte do Estado do Rio sentem de perto os "efeitos psicológicos" do vazamento de petróleo causado pela empresa americana Chevron há 20 dias. Em visita ao distrito de Atafona, no município de São João da Barra, o R7 conversou com pescadores e comerciantes que reclamaram que moradores e turistas não querem consumir os peixes da região, temendo uma possível contaminação.

No entanto, tal hipótese foi, a princípio, descartada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais).

Dono de um restaurante em que peixes e frutos do mar são os carros-chefe do cardápio, o comerciante Renato Duarte diz que os clientes estão trocando o prato principal por frango ou carne. Ele conta que, desconfiados, os frequentadores sempre perguntam a origem do pescado.

- Qualquer suspeita de poluição ou acidente no mar causa prejuízos imediatos para os pescadores e comerciantes. Por causa do vazamento, as pessoas sempre perguntam se o peixe é da região. Na dúvida, a clientela opta pela carne ou pelo frango.

Duarte, que também é pescador, diz que a procura por pratos com peixes caiu cerca de 40% nas últimas duas semanas. Para evitar prejuízos, o comerciante Nelson Campos investe em promoções e "na lábia" dos garçons para convencer os clientes.
 
Fonte: tnonline
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: