terça-feira, 25 de maio de 2010

EUA - Golfo do México - Derramamento continua (2)





O vazamento de petróleo bruto, a mais de 1.500 metros da superfície do mar, no Golfo do México, continua, sem parar, desde 20 de abril. A empresa responsável já declarou que não teve sucesso nas investidas, até o momento, para conter este desastre ambiental.

Este enorme problema começou com uma explosão de uma plataforma da British Petroleum, no dia 20 de abril. Estima-se que, até agora, já tenham sido despejados mais de 22 milhões de litros de óleo no mar,

No mapa abaixo se observa a dimensão da mancha de óleo, até o dia 21 de maio:



Para efeito de comparação, veja o tamanho da mancha negra, em relação ao estado do Rio de Janeiro. Sua extensão cobriria uma área equivalente ao tamanho da capital, de toda a baía de Guanabara, de cidades do entorno e chegaria até os estados vizinhos de São Paulo e Minas Gerais.


O vazamento não para. Os problemas a eles relacionados aumentam a cada dia e já estão ultrapassando fronteiras – comprometendo a fauna, a flora e as atividades pesqueira e turística..

Estamos acompanhando os acontecimento e na torcida que este desastre seja contido e que muito se aprenda com este episódio, para se evitar tragédias semelhantes no futuro.




Abaixo algumas notícias relacionadas: 


EUA alertam outros países sobre vazamento no Golfo do México
O governo dos Estados Unidos informou oficialmente a México, Bahamas e Cuba sobre os riscos do vazamento de petróleo no Golfo do México, enquanto as autoridades do estado da Flórida aumentaram o número de condados sob estado de emergência devido ao incidente.


BP avalia novas opções para conter vazamento de petróleo
A BP disse na terça-feira que está explorando um novo jeito de capturar o petróleo que jorra de um poço do golfo do México, enquanto prepara uma nova tentativa de tapar o vazamento. Para quem quiser acompanhar a evolução do desastre:

Google Publica Site que Acompanha o Vazamento de Óleo nos EUA
O Google disponibiliza desde a última sexta uma página especial que acompanha o vazamento de petróleo ocorrido no Golfo do México. O site ajuda a medir o estrago ambiental que uma tragédia dessa dimensão causa na natureza.
A página exibe fotos de satélite do sistema Google Earth que destaca a área afetada pela mancha de óleo, além de utilizar informações disponíveis no Google Maps. O site permite download de arquivos selecionados para visualização no Google Earth. Eles mostram o histórico do acidente e a evolução dos danos causados.
A página também concentra links para sites de entidades responsáveis pelo controle da mancha, além de noticias e um canal do Youtube, onde internautas podem fazer upload de vídeos sobre o assunto.



Fontes: Paul Rademacher, Reuters, Terra, Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: