terça-feira, 11 de maio de 2010

EUA - Guerra de acusações e problema continua


Durante uma audiência realizada nesta terça-feira no Senado americano, os diretores das empresas envolvidas com o vazamento de óleo no Golfo do México trocaram acusações. A primeira audiência pública sobre a catástrofe ecológica apontou para problemas de segurança nas plataformas e falta de rigor no exercício do controle governamental.

Cerca de 5 mil barris diários continuam vazando no Golfo do México desde o dia 22 de abril.

O governo dos Estados Unidos respondeu ao desastre anunciando que cancelou cinco concessões de prospecção petrolífera e que deve reestruturar as agências de vigilância da indústria.

O anúncio fez o secretário do Interior, Ken Salazar, dizer que vai estabelecer "um processo sustentado na ciência para a determinação das áreas apropriadas para a perfuração petrolífera" na plataforma continental exterior dos Estados Unidos.

Daniel Beltra / Reuters / Apoio de cerca de 270 barcos, técnicos, voluntários e militares tentam desesperadamente nos últimos dias conter a mancha no oceano. Imagem mostra barco na região leste da foz do rio Mississippi, perto da costa da Louisiana
Apoio de cerca de 270 barcos, técnicos, voluntários e militares tentam desesperadamente nos últimos dias conter a mancha no oceano. Imagem mostra barco na região leste da foz do rio Mississippi, perto da costa da Louisiana (Foto: Agência Reuters).

Ilhas foram cercadas por barreiras para reduzir o impacto ambiental provocado pelo óleo (Reuters)
Ilhas foram cercadas por barreiras para reduzir o impacto ambiental provocado pelo óleo (Agência Reuters).

Pesca proibida
A agência federal que regula as águas costeiras e a vida marinha dos Estados Unidos prorrogou as restrições de pesca no Golfo do México devido ao vazamento de petróleo.

Autoridades estenderam os limites das águas que estão fechadas para pesca a leste da costa da Louisiana "para melhor definir a localização atual do vazamento de petróleo da BP", de acordo com um comunicado divulgado pelo comando unificado, em Robert (Louisiana), sede das equipes federal, estadual e de outras instituições que estão trabalhando para combater o vazamento do poço da plataforma Deepwater Horizon.

As restrições que haviam sido impostas anteriormente pela Administração Nacional Atmosférica e Oceânica, no domingo, estavam programadas para terminar no dia 12 de maio. A nova orientação vai ser mantida até 17 de maio, afirma a agência.

Fonte: EFE, Reuters, Zero Hora e RPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: