terça-feira, 26 de abril de 2011

Ibama multa embarcação com 120 tubarões


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu nesta sexta-feira (cerca de 120 tubarões pescados ilegalmente na costa do Pará. Segundo a instituição, o barco pesqueiro que capturou os animais tinha autorização para pesca de diversos peixes com o uso de redes, no entanto, pescava apenas os tubarões utilizando espinhel.

Além de ter a embarcação e a carga apreendidas, o proprietário do barco foi multado em R$ 110 mil pela pesca irregular. A carne dos tubarões foi doada à população e as barbatanas, enterradas com cal.

A forte demanda pelas barbatanas tem causado impactos nas populações de tubarões. A prática do finning, quando o pescador retira apenas a barbatana e descarta a carcaça do animal no mar, tem sido combatida pelo Ibama no Estado.

"Este tipo de crime ambiental ocorre porque as barbatanas têm alto valor no mercado internacional (R$ 80 o kg), principalmente, na China, onde são usadas em sopas", explicou o chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama, Leandro Aranha. Segundo crenças populares, as barbatanas teriam propriedades terapêuticas.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: