sábado, 9 de abril de 2011

Dois Brasileiros no Everglades: Parte 02 - East Cape x North West Cape

DIA 2 - 14/02/2011 – East Cape

A barraca realmente é pequena ( a minha que era maior, ficou no Brasil em nome do menor peso e espaço ocupado na canoa), mas cabe perfeitamente 2 marmanjos, em posição de múmia, cada um em seu saco de dormir, devidamente embalsamado. Dormi cedo e muito bem, sem sentir frio nem calor.

Saí da barraca, já com o sol nascido, e muito curioso para saber como estava tudo. A noite havia acordado subitamente algumas vezes para saber se os quatis (racoons) ou ratos estavam nos visitando, mas não cheguei em momento algum de fato a escutá-los. Pelo menos os barulhos que escutava creditava ao mar, ondas, vento e sequer me dei ao trabalho de me desempacotar e sair da barraca para averiguar.

Logo cedo, mas já com o sol acima do horizonte, saí da barraca e vi várias pegadas de racoon sob os nossos containers, que graças a suas presilhas que travam as tampas, continuavam intactos. O mesmo não ocorreu com o lixo que havíamos pendurado em um alto galho enterrado nem nos talheres, pratos e panelas enterradas na areia.

Foto: Pegadas de racoons que desenterraram os talheres e lixo de nosso acampamento.

Tudo fora da barraca além do “confere” do quati está tudo muito úmido, coisa que o sol em menos de 2 horas dará conta de secar, tempo enquanto preparamos o café e preparamos a canoa com todas as nossas tralhas pra encarar o segundo dia de mar, rumo ao nosso segundo ponto: NorthWest Cape a cerca de 9 milhas daqui.


Foto: Tudo pronto, partiu?

LEMBRANÇAS DO DIA 02 – 14/02/11 - EAST CAPE X NWCAPE

Acordamos em East Cape não muito cedo (9h), demoramos 3h para desfazer o acampamanento, arrumar tudo e tomarmos o café e às 12:10 saímos a NWCape. Antes nosso lixo conseguimos deixar com um grupo que estavam acampados a duas centenas de metros de nosso acampamento, onde dois casais e filhos  voltariam hoje a civilização com suas lanchas motorizadas e nos fizeram esta gentileza, reduzindo em 1kg nossa carga pro resto da viagem.


Foto: Pelicano e Middle Cape a vista!

Após 1:10 h de remada já estávamos em Middle Cape e no caminho acordamos uma tartaruga cabeçuda que estava boiada dormindo tranqüila. Depois de alguns segundos de muitas fotos e a canoa quase encostada nela, ela se tocou que tinha companhia, levando um susto e mergulhando verticalmente para nunca mais.


Foto: Sorria Caretta caretta!

A remada foi tranqüila com ventos e corrente a favor. Ficamos um tempo em Middle Cape, passeando por sua praia, vendo a vegetação, conchas e fauna local, mas nem chegamos a almoçar, pois o café da manhã ainda estava mantendo a disposição da tripulação e não esperávamos que faríamos tão rápido este trecho que a fome não chegou ainda.


Foto: Middle Cape

Voltamos a remar e de Middle Cape até o canal foi incrível, com vento, corrente forte e ondas a nosso favor, não tivemos nenhum trabalho em remar, apenas controlar a direção da canoa e em 25minutos já estávamos em um belíssimo banco de areia próximo  asaída do canal onde ficamos mais de 1 hora apreciando o local, sua água rasa, conchas e pássaros. 



 Foto: Parada mágica no Banco de Areia


Dali até NWCape mais 1:20h de remada um pouco mais complicada, contra as ondas e vento, mas nada demais, porém que serviu para ficarmos espertos e pensar no que pode estar por vir e a remada de amanhã terá um percurso maior.


Chegando em NWCape fomos recepcionados por uma mulher que sozinha estava acampada junto a sua canoa a vela. A praia de NW Cape é linda e enorme. Chegamos bem antes do pôr-do-sol e ficamos de espectador, felizes e de moral alta vendo um grupo de golfinhos cruzando a extensão da praia, com alguns saltos junto ao sol que cada vez se aproximava do horizonte. Enquanto isso era o segundo dia de banho com água do mar, roupas secas e montagem de acampamento.



A praia tinha muita madeira seca. Aproveitamos e fizemos uma grande fogueira e um churrasco com milho e batata, além em claro da carne e lingüiças que restaram de ontem. Comemos e bebemos muito! Noite clara, ficamos acordados até tarde aproveitando a noite e temperatura agradável e antes de dormir preparamos tudo, com mais experiência, para que o quati não levasse nada, pois ao chegarmos a tarde na praia o que mais vimos além de madeiras eram pegadas deste nosso amigo invisível.


Foto: Fogueira enquanto podemos

No meio da noite acordei para checar tudo e tentar enfim conhecer este nosso discreto amigo e nada dele aparecer. Mas valeu interromper o sono pois tive o privilégio de acompanhar um pôr-da-lua incrível e na sequencia uma noite super escura onde a quantidade de estrelas era inimaginável.


Foto: Golfinhos saindo da enseada em NW Cape

Acordei bem cedo, sem vento algum, mar parecendo uma piscina e o grupo de golfinhos retornando em sentido contrário ao visto no final de tarde, saindo da enseada e buscando o Norte, mesmo rumo que o nosso!


Um comentário:

As postagens mais populares da última semana: