quinta-feira, 7 de abril de 2011

SP - No ritmo das marés


Há muito mais entre a terra e o mar, além de praias, ondas e caipirinhas. Desde o Cabo Orange, no Amapá, até Laguna, em Santa Catarina, na zona costeira brasileira, também existem os manguezais, berçários tropicais da vida marinha. De fácil identificação visual, porque uniformes na cor e na baixa variedade de espécies vegetais, entre árvores, arbustos e ervas — os manguezais constituem um riquíssimo ecossistema de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, ou, como preferem alguns, entre os domínios das águas doces e salgadas. Sob a influência das marés, as áreas de mangue acumulam e reciclam matéria orgânica, reduzem a velocidade dos rios em seus estuários, protegem o litoral da violência das ondas, e, assim, garantem as condições ideais para a proliferação de numerosas formas de vida: diversos organismos do plâncton (geralmente microscópicos), além de crustáceos, moluscos, vermes, aves, peixes, mamíferos, e mesmo répteis. Há espaço, alimento e abrigo para o desenvolvimento de todos.

 
Em São Paulo, a porção litorânea do Vale do Ribeira é a maior região de manguezais do Estado: o complexo estuarino do Lagamar. São quase 6 mil km2 de canais, rios, lagunas, baías e restingas, associados à maior ‘mancha’ remanescente de Mata Atlântica no Brasil. De Iguape a Cananéia, o estuário tem cerca de 200 km de extensão, e é delimitado por quatro barras principais: as do rio Ribeira de Iguape e Icapara, ao Norte, e as de Cananéia e Ararapira, ao Sul, perto da baía dos Pinheiros e do porto de Paranaguá, no Paraná. A principal ‘avenida’ desse complexo é o canal do Mar Pequeno, entre o continente e a Ilha Comprida, uma extensa restinga com cerca de 70 km de comprimento e três de largura.

O Lagamar é, reconhecidamente, um dos cinco maiores criatórios naturais de espécies marinhas do mundo, mas não só. A Área de Proteção Ambiental (APA) de Cananéia, Iguape e Peruíbe abriga também uma rica biodiversidade terrestre com aproximadamente 90 espécies de mamíferos e 550 espécies de aves. Muitas delas estão na lista de espécies ameaçadas de extinção, caso do papagaio-de-cara-roxa (Amazona vinacea), do guará (Eudocimus ruber) e a saracurado-mangue (Aramides mangle).
Diversas aves migratórias ainda habitam ou visitam Cananéia, como explica o biólogo Fausto Pires de Campos. “Mesmo as aves residentes podem ser migratórias, pois se dirigem a outros locais quando jovens, ou depois de se reproduzirem”, comenta. Nessa categoria estão aves como o colhereiro (Ajaja ajaja), a fragata ou alcatraz (Fregata magnificens), os marrecos, garças, socós, maçaricos, gaivotas, trinta-réis, falcões e batuíras.

Nos mangues, o ritmo da vida não é determinado apenas pelas horas de sol, vento ou chuva. Direta ou indiretamente, o movimento das marés dita o comportamento de bichos e condiciona o tempo do próprio homem. A captura artesanal de ostra, praticada até hoje por dezenas de famílias caiçaras, por exemplo, só é possível durante os horários de maré baixa.
E além das limitações para desenvolver o trabalho, os catadores lidam com os ganhos reduzidos com a venda direta dos moluscos e a ferocidade dos minúsculos mosquitos-pólvora (Colicoides furens). Num bom dia de trabalho, consegue-se até 80 dúzias de ostras, selecionando apenas os indivíduos de valor comercial.

Fora do lodo, nas águas livres do Lagamar — doces, salobras ou salgadas — a pesca é uma atividade antiga e culturalmente arraigada. Começou de modo artesanal, profissionalizou-se e hoje atravessa nova fase.

Um estudo feito pela pesquisadora Milena Ramirez de Souza, mestre em Ecologia de Agrossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), mostra que a idade média dos pescadores artesanais nas comunidades caiçaras das barras do Ribeira (Iguape), Pedrinhas (Ilha Comprida) e Porto Cubatão (Cananéia) é de 45 anos. A pesca ainda é fonte de renda relevante para a maioria.

No entanto, grande parte da força de trabalho caiçara do Lagamar já migra da pesca e da agricultura para atividades ligadas ao turismo, seja na prestação de serviços em casas de veraneio, no comércio de iscas naturais, ou no aluguel de barcos para passeio e pesca esportiva ou amadora. Mais de 30% dos pescadores artesanais atuam paralelamente como 'piloteiros'.

A pesquisa também mostra, através de dados estatísticos, que a sazonalidade da pesca artesanal, praticada com redes 'malhadeiras' e cercos de espera, está diretamente relacionada à época reprodutiva de algumas espécies. São exemplos a manjuba, no verão, e a tainha, no inverno. Todos os pescadores entrevistados foram unânimes ao afirmar que a qualidade da pesca nos pontos tradicionais piorou nos últimos anos.
Com exceção de algumas espécies como tainha, parati e manjuba, a maior parte dos peixes com importância comercial também tem valor na pesca esportiva. As principais são robalo, pescada e corvina, além de espada, salteira e bagres. É interessante notar que os peixes estuarinos esportivos costumam ser capturados com iscas vivas, em geral outros peixes e crustáceos obtidos naquelas águas.

O xingó e o corte-de-faca são capturados com o auxílio de tarrafas, e o camarão, com o 'jerivau', uma rede de arrasto adaptada para esse fim. Um peixe curioso e pouco conhecido também usado na pesca de robalos e pescadas é o mossorongo (Gobioides broussonnetii) ou 'peixe-dragão', que vive no fundo lodoso do mangue e se alimenta basicamente de zooplâncton, ficando mais ativo à noite.
É impossível falar em pesca esportiva no mangue sem considerar, novamente, a influência da maré. Vazante, reponto, enchente, reponto, vazante... Esse ciclo se repete dia após dia, duas vezes a cada 24 horas, com exceção dos dias de 'maré morta' ou 'maré louca', que acontecem durante as luas de quarto (crescente e minguante). Costuma-se dizer que os três dias antecedentes às 'grandes luas' (cheia e nova) são boas para pesca. Mas, na verdade, para cada maré há sempre o momento e o local certos para pescar.

Os peixes estuarinos, em especial, ficam ativos quando a maré se movimenta, trazendo alimento dos mangues ou do mar. Fisgar um cobiçado robaloflecha (Centropomus undecimalis), por exemplo, exige observação, habilidade — e, por que não? — uma boa dose de sorte. Caçador oportunista, o robalo se posiciona nas saídas de rios, em bancos de areia, moitas, pedras e raízes de mangue, à espera de suas presas.
Conforme a altura e a velocidade da maré, pesqueiros se formam ou desaparecem. Uma dica para descobrir pesqueiros 'de enchente' ou 'de vazante' é observar a posição de galhos debruçados sobre a água. Se estiverem sobrepostos e inclinados à montante (mesmo durante a vazante), está aí um pesqueiro ‘de enchente’, e vice-versa. Outros bons pontos de pesca são as extremidades de ilhas, pelo lado que recebem a maré. Pressão atmosférica, ventos e clareza da água também são fatores que devem ser observados, determinantes para uma boa pescaria em canais e rios de mangue.

O desenvolvimento do turismo de pesca amadora aumentou a demanda por iscas vivas. Segundo Ronaldo Ikebe, dono de marina no distrito de Porto Cubatão, em Cananéia, pelo menos 50 barcos de pescadores amadores vão para a água num fim de semana movimentado, partindo somente desse pólo. “A maioria leva camarão vivo, uma média de 100, por embarcação. A atividade (captura e venda de iscas vivas) sustenta pelo menos dez famílias da região”, diz. Porém tem seus impactos: o arrasto de jerivau mata organismos bentônicos (crustáceos, moluscos, vermes), que se desenvolvem no fundo lodoso dos canais.
Além disso, o homem passou a competir com aves aquáticas e peixes, predadores naturais de xingós, camarões e cortes-defaca. Eis a deixa, portanto, para uma participação maior da isca artificial como agente de equilíbrio ambiental, pois esse é um instrumento comprovadamente eficaz para fisgar a maior parte das espécies visadas pelos pescadores, principalmente o robalo. Diminui-se a pressão de pesca sobre as espécies de pequeno porte, ao mesmo tempo em que se eleva a esportividade, o nível técnico, e a produtividade na pesca de mangue.

Claro, para usar iscas artificiais e ainda ‘dançar’ ao ritmo das marés, é preciso treinar! Mas é um esforço com retorno garantido, tanto na ponta da linha, como dentro d’água.   

Fonte: EPTV

Informações relacionadas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: