terça-feira, 12 de abril de 2011

RS - Workshop apresenta resultados de estudo da pesca artesanal no estuário


Amanhã quarta, dia 13, o Cidec-Sul, localizado no Campus Carreiros da Furg, irá sediar o workshop "Estado atual e perspectivas para a pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos: Resultados do Censo da Pesca Artesanal".

O evento ocorrerá no Auditório 2, das 9h às 17h30min. A proposta do workshop é apresentar os resultados do Projeto "Estudo técnico-econômico da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos, fruto de convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Conforme a professora Daniela Kalikoski, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Furg, um dos principais produtos do projeto foi a realização de um censo da pesca artesanal que levantou, durante os anos de 2009 e 2010, diversas informações sobre as condições técnicas, socioeconômicas e ambientais da pesca artesanal nos nove municípios que margeiam o estuário da Lagoa dos Patos. Esses municípios são Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Arambaré, Tapes, Tavares e Mostardas.

O evento contará com a participação de pescadores, representantes das principais entidades envolvidas com a pesca artesanal na região. A professora diz que durante a reunião serão discutidos os resultados obtidos no projeto e formuladas recomendações sobre os principais problemas diagnosticados que afetam a sustentabilidade da pesca e manutenção dos meios de vida dos pescadores artesanais.

 Programação
9h Abertura do workshop
9h15min – 10h Estado atual da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos: aspectos técnicos
10h – 10h30min Discussão plenária
10h30min – 11h Café
11h – 11h30min Estado atual da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos: aspectos socioeconômicos
11h30min – 12h Discussão plenária
12h – 13h30min Almoço
13h30min – 14h Estado atual da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos: aspectos ambientais
14h – 14h30min Discussão plenária
14h30min – 15h Estado atual da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos: governança
15h – 15h30min Discussão plenária
15h30min – 16h Café
16h – 17h Discussão e elaboração de recomendações
17h – 17h30min Fechamento do workshop

Fonte: Jornal Agora


Um comentário:

  1. Caro Maurício, venho através deste lhe propôr uma parceria entre nossos blogs, uma vez que temos algo em comum: Notícias sobre pesca no Rio Grande do Sul. Creio que seria bom para ambos os blogs.
    Uma troca de links poderia ser o começo desssa parceria, eu adiciono seu banner aqui no meu blog e você faria o mesmo no seu.
    Já me cadastrei como seguidor do seu blog, se você puder fazer o mesmo eu agradeço.
    Blog: http://pescanalagoa.blogspot.com
    Aguardo sua resposta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

As postagens mais populares da última semana: