sexta-feira, 10 de junho de 2011

BA - Pescadores e quilombolas se reúnem com representantes de secretarias estaduais


Os pescadores e quilombolas de diversas regiões da Bahia, que ocupam a sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-Ba), em Sussuarana, desde a manhã de segunda-feira (6), se reniram com representantes de secretarias estaduais nesta quinta-feira (09/06).

Os manifestantes reivindicam a titulação de terras quilombolas no estado e a intermediação do órgão com outras secretarias com o objetivo de garantir investimentos na pesca artesanal.

Representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participarão do encontro.

De acordo com Maricélia Lopes, que faz parte da coordenação do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, os pescadores e quilombolas terão ainda uma audiência pública com o Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal às 16h.

Segundo Maricélia, os manifestantes devem começar a desocupar a sede do Incra na próxima segunda-feira. Pescadores e quilombolas de Juazeiro, Pilão Arcado, Extremo Sul, Ilha de Maré e Recôncavo Baiano participam da ocupação.

Regularização de quilombolas

Em nota, o Incra informa que, em relação às reivindicações, cabe ao órgão a regularização de territórios quilombolas. Dentre as áreas citadas pelas lideranças, encontram-se três territórios: São Francisco do Paraguaçu (em fase de recurso junto à Justiça), Ilha de Maré e Maragogipe que estão em fase de finalização dos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID’s).

Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: